HerpetologiaZoologia

Nova espécie de cobra descoberta no Instagram

Cobra descoberta no Instagram: um herpetólogo olhava a rede social quando uma foto postada por um estudante de pós-graduação da região do Himalaia, na Índia, chamou sua atenção. O animal revelaria pertencer à uma espécie então desconhecida. artigo original www.biologo.com.br

Nova espécie de cobra descoberta no Instagram

25/5/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Durante a pandemia da Covid-19 em 2020, Virendar Bhardwaj, um estudante de pós-graduação recluso em sua casa fotografou uma cobra em seu quintal. Postada no Instagram, a foto acabou chamando a atenção de um biólogo de outra parte do país.

O. churahensis
Oligodon churahensis sp. holótipo fêmea em vida, © Virender Kumar

O herpetologista Zeeshan Mirza do Centro Nacional de Ciências Biológicas de Bangalore, no sul da Índia, procurou saber mais sobre aquele réptil.

A rede social, juntamente com o trabalho da bióloga se revelou preciosa, rendendo um artigo publicado em 2021 que descreve o animal fotografado pelo estudante como uma espécie nova para a ciência: Oligodon churahensis.

Fora o modo inusitado como o animal foi revelado, a descoberta da nova espécie não surpreende. O Himalaia Ocidental tem sido pouco explorado em sua diversidade herpetofaunística.

Os autores dizem que a descoberta aponta para a riqueza oculta da biodiversidade no oeste do Himalaia e pedem mais estudos nessa região. 

Oligodon churahensis,
Oligodon churahensis © himalayan_xplorer 

Oligodon churahensis Mirza, Bhardwaj, and Patel, 2021

A espécie nova para a ciência foi descrita na revista científica Evolutionart Systematics. Foi nomeada em homenagem ao Vale Churah em Himachal Pradesh, um estado montanhoso no oeste do Himalaia onde a cobra foi descoberta. 

É uma cobra de tamanho médio, com um comprimento de focinho de 275 mm e 17 fileiras de escamas dorsais no meio do corpo. Possui sete escamas supralabiais, das quais a terceira e a quarta tocam o olho.

O oeste do Himalaia abriga espécies únicas de répteis que os cientistas começaram a desvendar apenas nos últimos dois anos e é menos explorado do que muitas outras regiões. “Um trabalho dedicado nessa região é necessário para revelar a biodiversidade da região”, diz o biólogo descobridor da cobra na rede social.

“Ultimamente, as pessoas querem viajar para locais remotos para encontrar espécies novas ou raras, mas se olharmos para seu próprio quintal, pode-se acabar encontrando uma nova espécie ali mesmo.” – Zeeshan Mirza

Nova espécie de cobra descoberta no Instagram
Oligodon churahensis sp. holótipo fêmea
Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook