HerpetologiaZoologia

Uma cobra mortal

Uma cobra mortal: entre as mais interessantes espécies descritas em 2021 está uma cobra venenosa asiática — Bungarus suzhenae — de um dos grupos mais letais e de maior importância médica. artigo original www.biologo.com.br

Nova espécie de cobra venenosa

9/5/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Em 2001, o famoso herpetólogo americano Joseph B. Slowinski, morreu por uma picada de cobra, que acreditava-se ter sido por uma jovem krait (Bungarus) listrada de preto e branco, enquanto liderava uma equipe de expedição no norte de Mianmar. 

Bungarus suzhenaeO caso ilustra bem como o gênero Bungarus é de extrema importância médica. Todas as 16 espécies são venenosas e compreender as diferenças entre cobras letais é essencial para o desenvolvimento do soro antiofídico e o tratamento adequado da picada e, por fim, salvar vidas humanas.

Todavia, a nova espécie do gênero foi descrita somente em 2021, após um exame detalhado das amostras coletadas entre 2016 e 2019 no condado de Yingjiang, província de Yunnan, na China. Os biólogos agora acreditam que a B. suzhenae foi a responsável pela morte de Slowinski.

A espécie Bungarus suzhenae, cujo nome vulgar em inglês é ‘krait de Suzhen’, recebeu seu epíteto específico — suzhenae — dos pesquisadores em homenagem à célebre e poderosa deusa Su-Zhen Bai, do mito chinês “A lenda da cobra branca”.

“As espécies de Krait são ativas à noite e muitas vezes entram nas casas em busca de comida. Muitas vezes, as pessoas adormecidas são mordidas enquanto tocam a cobra durante o sono.” – Gernot Vogel, da Sociedade de Herpetologia do Sudeste Asiático na Alemanha e um dos autores do estudo

Bungarus suzhenae – cobra mortal

A espécie é encontrada em campos de arroz e riachos em florestas de monções no sudoeste da China e norte de Mianmar em altitudes de 800 a 1.560 metros acima do nível do mar.

nova-especie-de-cobra
Paratipo de B. suzhenae (Fêmea adulta)
do sudoeste da China e norte de Mianmar. Chen Z-N, Shi S-C, Vogel G, Ding L, Shi J-S (2021)

Um número distinto de bandas, variações em seus dentes e a forma de órgão reprodutor do macho, distinguem essa de outras espécies.

Como essas cobras são altamente letais, entender sua diversidade e distribuição geográfica é vital para salvar vidas humanas.

Fontes e referências:

apoie o biólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook