BiologiaConservaçãoEcologia

3 espécies novas de orquídeas

Três espécies novas de orquídea: cientistas descreveram três espécies em uma publicação na revista PhytoKeys em 2021. Duas já são consideradas criticamente ameaçadas de extinção.artigo original www.biologo.com.br

3 espécies novas de orquídeas: 2 criticamente ameaçadas

10/5/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Biólogos estavam no alto das florestas perenes dos Andes equatorianos — um dos lugares mais biodiversos da Terra, onde as interações entre muitas espécies ainda não foram estudadas —  observando as interações das plantas com beija-flores quando se depararam com uma biodiversidade desconhecida de orquídeas. 

Lepanthes microprosartima
A flor de Lepanthes microprosartima, com 13 cm. © Diego Francisco Tobar Suárez

Entre as mais de 400 espécies de plantas registradas durante o estudo ecológico, foram incluídas três novas espécies de orquídeas, descritas então na revista PhytoKeys. Todas estão no gênero Lepanthes, um grupo muito diversificado, com cerca de 1.100 espécies. 

De acordo com os critérios da IUCN, duas das orquídeas foram previamente avaliadas como criticamente ameaçadas. Tal classificação é preocupante, uma vez que o habitat dessas orquídeas está pressionado por diversas ameaças.

Recém descritas e criticamente ameaçadas

A Lepanthes microprosartima, é uma das que foram consideradas muito raras, porque apenas 40 plantas foram encontrada em três anos de buscas nas encostas do vulcão Pichincha, entre 3.200 e 3.800 metros acima do nível do mar. A espécie é provavelmente endêmica das florestas montanhosas perenes das reservas de Yanacocha e Verdecocha.

3 espécies novas de orquídea
Lepanthes microprosartima. Do lado direito, Lepanthes oro-lojaensis © Diego Francisco Tobar Suárez

Outra espécie avaliada como criticamente ameaçada foi nomeada como Lepanthes oro-lojaensis porque é encontrada apenas na fronteira entre as províncias de El Oro e Loja. Incêndios e pecuária são algumas das ameaças para a conservação dessa orquídea. 

Hummingbird GIFs | Tenor
O estudo de beija-flores foi lançado em 2017 por Catherine H. Graham

A terceira espécie encontrada foi a orquídea Lepanthes caranqui, bela orquídea de flores amarelas e vermelhas encontrada no leste do vulcão, e cujo nome homenageia a cultura caranqui, antiga ocupante da região onde nasce a planta.

Foi encontrada por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Equador, avistada ao longo das margens das estradas no mato da província de Imbabura, e nas florestas montanhosas na zona tampão do Parque Nacional Cayambe-Coca, onde cresce principalmente em troncos de árvores.

Descobertas assim são essenciais para proteger espécies e habitats cujo valor seria desconhecido se não fosse a ciência a revelar a biodiversidade. 

Fontes e referências:

apoie o biólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook