MastozoologiaMeio AmbienteZoologia

Glischropus meghalayanus

Glischropus meghalayanus: Biólogos descreveram uma nova espécie de morcego adaptado para viver em bambus, encontrado em Megalaia, um dos estados da Índia.artigo original www.biologo.com.br

Glischropus meghalayanus, nova espécie de morcego é revelada

20/6/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Em artigo publicado em 15 de junho deste ano na revista Zootaxa, cientistas descreveram uma nova espécie de mamífero da fauna asiática. A descoberta revela o primeiro relato de um morcego do gênero Glischropus não apenas da Índia, mas também do sul da Ásia.

A nova espécie para a ciência vive em bambus no distrito de Ri Bhoi, em Megalaia e foi nomeada Glischropus meghalayanus. O epíteto específico deriva do estado onde ocorre o animal, Megalaia, no nordeste da Índia, mas também foi escolhido para homenagear ao 50º aniversário do estado em 2022. 

O animal é pequeno em tamanho e apresenta uma cor marrom escura e barriga amarelada. O nome proposto em inglês é “Meghalaya Thick-thumbed Bat“.

O estudo é fruto do empenho de Uttam Saikia, do Zoological Survey of India, que coletou o espécime no verão de 2020, Gabor Csorba, do Museu de História Natural da Hungria, e Manuel Ruedi, do Museu de História Natural de Genebra.

Glischropus meghalayanus, nova espécie de morcego é revelada

Glischropus

Os morcegos e a lua
Morcegos e a lua

Os morcegos do gênero Glischropus são compostos por quatro espécies reconhecidas do Sudeste Asiático, duas das quais foram descritas em tempos recentes.

Os morcegos que vivem em bambus, são morcegos peculiares que vivem nos entrenós da gramínea, com adaptações que possibilitam a vida dentro de um bambu.

Entre essas espécies, G. aquilus é endêmica de Sumatra, G. javanus é restrita ao oeste de Java, enquanto G. bucephalus é amplamente distribuído ao norte do istmo de Kra e G. tylopus é difundido ao sul deste limite zoogeográfico.

“Dois espécimes de Glischropus coletados recentemente no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia, estendem a faixa de distribuição conhecida do gênero para o oeste no sul da Ásia em aproximadamente) 1.000 km. O exame morfológico desses espécimes e a comparação com todas as espécies conhecidas deste gênero revelaram diferenças marcantes na coloração, caracteres dentários e traços baculares. Portanto, descrevemos os espécimes de Megalaia como uma nova espécie”, disse o artigo publicado na revista Zootaxa.

Com o estudo, o número total de espécies de morcegos conhecidas da Índia chega a 131. Megalaia, um estado com uma pequena área geográfica, abriga a maior diversidade de morcegos do país com 67 espécies, o que representa cerca de 51% do total de espécies de morcegos no país.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook