BiodiversidadeBotânicaTaxonomiaZoologia

Maiores descobertas de espécies em 2022

Maiores descobertas: Todo ano os biólogos trabalham para descobrir e revelar novas espécies da fauna e da flora. Cada animal, planta ou fungo recém descrito é de grande importância para a ciência, portanto, que tal ver alguns animais e plantas descobertos em 2022?artigo original www.biologo.com.br

Maiores descobertas de espécies em 2022

27/12/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Sempre que os cientistas revelam uma nova espécie, esse esforço muitas vezes ajuda na captação de investimentos para novos estudos ou na proteção do habitat desses seres vivos, que muitas vezes se fazem necessários. Abaixo, eis algumas das espécies interessantes descobertas em 2022 que selecionamos entre tantas outras.

Top espécies de 2022

>> Mamíferos

Cacajao amuna, nova espécie de primata da Amazônia a Floresta Amazônica tem revelado sempre um pouco mais de sua enorme riqueza biológica, graças ao trabalho dos biólogos. E eis que um estudo revela uma nova espécie de macaco endêmica da Amazônia brasileira.

Nova espécie de morcego - Miniopterus phillippsi
Miniopterus phillippsi

Miniopterus phillippsi – morcego da Índia e Sri Lanka – nova espécie de morcego descoberta na Índia e Sri Lanka. Análises morfológicas e genéticas revelaram uma espécie até então desconhecida de Miniopterus (Chiroptera: Miniopteridae) da Índia e Sri Lanka. A descoberta foi publicada na Acta Chiropterologica, uma revista científica internacional.

Tamiops minshanica – esquilo endêmico da China – um estudo científico publicado em março desse ano na revista Zootaxa revela para a ciência um novo mamífero para a fauna asiática. Contando com análises filogenéticas, o estudo apontou que os roedores pertenciam ao gênero Tamiops

nova espécie de esquilo endêmica da China
Tamiops minshanica sp. nov.

⊗  14 novas espécies de musaranhosse descobrir uma espécie nova para a ciência é emocionante para qualquer biólogo, imagine revelar 14 animais como parte de um estudo. Pois um grupo internacional de cientistas descreveu o maior número de novos mamíferos em um artigo científico desde 1931.

Otus bikegila sp. nov
Otus bikegila sp. nov
>> Aves

⊗  Otus bikegila – coruja-das-torres-do-príncipe – ave recém descrita endêmica da Ilha do Príncipe, do arquipélago de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné, África) pode estar criticamente ameaçada de extinção. Foi nomeada Otus bikegila em homenagem ao antigo coletor de aves e guarda florestal Ceciliano do Bom Jesus, conhecido como Bikegila, seu apelido.

>> Répteis

⊗  B. jabrensis e B. germanoi As novas jararacas brasileiras – A descrição de B. jabrensis e B. germanoi eleva para 48 o total de espécies de jararacas reconhecidas pela ciência. Essas cobras são amplamente distribuídas pelo Brasil e consideradas as grandes responsáveis pelas picadas de serpentes no país. Segundo algumas estimativas, de 80% a 90% das picadas são causadas por esse grupo de víboras.

As novas jararacas
jararaca-da-moela (Bothrops germanoi). Marcelo Ribeiro Duarte / Instituto Butantan
>> Aracnídeos
Raveniola yangren uma nova espécie de aranha
Raveniola yangren

⊗  Raveniola yangren, uma nova espécie de aranha troglomórfica biólogos descreveram um novo aracnídeo para a ciência — Raveniola yangren — adaptado para a vida na total constante das cavernas de Hunão, na China. a Raveniola yangren É uma espécie de aranha troglomórfica.

>> Bromélias

⊗  Hohenbergia ymboreorum, nova espécie de bromélia, endêmica da Bahia – a flora brasileira ficou ainda mais rica. Uma espécie de bromélia — Hohenbergia ymboreorum — endêmica de Vitória da Conquista, na Bahia é a espécie recém-descrita no jornal científico Phytotaxa.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook