Biólogo

Biologia Computacional

A biologia computacional envolve o desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos e teóricos de dados, modelagem matemática e técnicas de simulação computacional para o estudo de sistemas biológicos, ecológicos, comportamentais e sociais.

Biologia Computacional

É semelhante à bioinformática, ciência interdisciplinar que usa computadores para armazenar e processar dados biológicos. 

Genoma humano

É a ciência do uso de dados biológicos para desenvolver algoritmos ou modelos para entender sistemas biológicos. Até recentemente, os biólogos não tinham acesso a quantidades muito grandes de dados. Esses dados agora são abundantes, particularmente na biologia molecular e genômica.

Desde o final da década de 1990, a biologia computacional tornou-se uma parte importante do desenvolvimento de tecnologias emergentes para o campo da biologia.

Genoma: A Autobiografia de uma Espécie

Os termos biologia computacional e Computação evolucionária nomes similares, mas não devem ser confundidos.

Ao contrário da biologia computacional, a computação evolucionária não se preocupa com a modelagem e análise de dados biológicos. Em vez disso, cria algoritmos baseados nas ideias de evolução entre as espécies.

A biologia computacional tem sido usada para ajudar a sequenciar o genoma humano, criar modelos precisos do cérebro humano e auxiliar na modelagem de sistemas biológicos

É um campo interdisciplinar com técnicas da ciência da computação, matemática aplicada e estatística para problemas da biologia.

Os campos da biologia que mais se beneficiam da Biologia Computacional incluem:

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile