BioéticaGenéticaZoologia

Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos

Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos: Seria o homem fruto das influências externas ou mera compilação de códigos genéticos?

Matt Ridley faz parte de uma geração de cientistas que traz à tona assuntos dos quais o homem comum precisa tomar conhecimento.

Genoma:
A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos 

A controvérsia ganhou novo fôlego com Genoma, de Matt Ridley. Jornalista com doutorado em zoologia, Ridley observa o grande potencial da genética como instrumento para analisar a miséria humana.

genoma humano
Genoma

“Temperamento, inteligência, personalidade e conduta são socialmente determinadas”, explica Ridley, “mas isso não significa que não sejam, também, biologicamente influenciáveis. Diferenças no comportamento se manifestam ao se ativarem e desativarem genes.”

O genoma humano, o conjunto completo de genes alojados em 23 cromossomos, é nada mais nada menos do que uma autobiografia da nossa espécie. Com o primeiro rascunho de Genoma a ser publicado em 2000, nós, esta geração sortuda, somos os primeiros seres humanos a ser capazes de ler este livro extraordinário, e a ganhar assim perspectivas inimagináveis acerca do que significa estar vivo, ser humano, estar consciente ou estar doente.

Matt Ridley, ao escolher um gene recém-descoberto de cada um dos 23 cromossomas humanos e ao contar a sua história, relata a história da nossa espécie desde a alvorada da vida até ao limiar da medicina do futuro.

“Uma lúcida, engenhosa e divertida digressão através dos nossos cromossomas que nos mostra como os genes e o ambiente se combinam para nos tornar humanos.”
– James Watson, co-autor de A Dupla Hélice

Aplicações da genética – Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos

Vivendo Entre Macacos
Vivendo Entre Macacos

Encontra genes que partilhamos com bactérias, genes que nos distinguem dos chimpanzés, genes que nos podem condenar a doenças cruéis, genes que podem influenciar a nossa inteligência, genes que nos permitem utilizar linguagem gramatical.

Genes que guiam o desenvolvimento dos nossos corpos e dos nossos cérebros, genes que nos permitem lembrar coisas, genes que exibem a estranha alquimia dos genes e do ambiente, genes que nos parasitam para os seus próprios objectivos egoístas, genes que combatem uns com os outros e genes que registam a história das migrações humanas.

Genome: the Autobiography of a Species in 23 Chapters
Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos
Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos

Da BSE ao cancro, Ridley explora as aplicações da genética: a procura de conhecimento e terapia, os horrores da eugenia, e as implicações filosóficas para compreender o paradoxo do livre arbítrio. Uma obra fabulosa.

Matthew White Ridley – Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos

Jornalista, escritor, político, zoólogo e empresário inglês. Premiado autor de obras de ciência popular, Ridley já vendeu mais de um milhão de livros, os quais foram traduzidos para 30 línguas. Formado em zoologia e trabalhando há mais de 30 anos como jornalista, Ridley também é afiliado ao Partido Conservador do Reino Unido, membro da Câmara dos Lordes e ocasional palestrante. Sua palestra ao TED “When Ideas Have Sex” foi vista dois milhões de vezes.

Os 23 cromossomos de Matt Ridley, juntamente com um doutoramento pela Universidade de Oxford, equiparam-no para uma carreira brilhante como jornalista científico. Publicou anteriormente dois livros, The Red Queen e The Origins of Virtue. Combinou engenhosamente os seus cromossomas com os da mulher, a neurocientista Drª. Anya Hurlbert, para produzir dois seres humanos completamente novos.

“Matt Ridley é um dos mais brilhantes membros de uma geração de cientistas que nos conta aquilo que os não-cientistas precisam saber, além de desmontar aquilo que nós pensávamos saber. Ler seu trabalho é uma revolução encantadora, divertida, informativa e reveladora.”
The Daily Telegraph

Comentários do Facebook