BioéticaEvoluçãoGenética

O Gene Egoísta

O Gene Egoísta: Este é um livro que há 30 anos fascina estudantes de biologia, estimula o início de carreiras científicas e semeia a curiosidade a respeito da evolução.

O Gene Egoísta

genoma humano
O genoma humano

O gene egoísta foi publicado em 1976. Propunha-se a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si – e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras.

Introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas. Subverteu a percepção intuitiva da importância dos organismos e dos grupos: o gene é quem comanda, quem busca perpetuar-se.

Richard Dawkins
Richard Dawkins

Os organismos são máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, num processo competitivo de construir a máquina mais eficaz. E a influência dos genes não para aí. Organismos interagem entre si e com o mundo inanimado, e assim alteram seu ambiente e promovem a propagação de genes presentes em outros corpos.

Memes – O Gene Egoísta

Os seres humanos, por sua vez, inovaram no processo evolutivo. Os memes, unidades de transmissão cultural, são replicados da mesma forma que os genes. Aí também somos veículos, mas não necessariamente serviçais. “Somos construídos como máquinas de memes, mas temos o poder de nos revoltar contra os nossos criadores. Somos os únicos na Terra que temos o poder de nos rebelar contra a tirania dos replicadores egoístas.”

Audiolivro:  O Gene Egoísta (1ª parte)

Richard Dawkins (Nairóbi, 26 de março de 1941) é um proeminente biólogo evolucionista, etólogo, escritor britânico e um dos principais nomes do ateísmo no mundo. Conheça aqui um pouco do seu trabalho e seu pensamento

“Se formos suficientemente inovadores no uso da linguagem e no emprego das metáforas, poderemos produzir uma nova maneira de ver. E uma nova maneira de ver pode representar uma contribuição original à ciência.” É isso que Dawkins faz, de forma magistral. 

 

Comentários do Facebook