GenéticaVídeos

Primeira Lei de Mendel

Primeira Lei de Mendel: O genial monge agostiniano conseguiu com sua notável capacidade de observação e análise estabelecer regras, ou “leis”, que ainda regem bases da genética e da transmissão hereditária. Vejamos a 1ª delas.artigo original www.biologo.com.br

Primeira Lei de Mendel

16/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Ao estudar as ervilhas, Gregor Mendel notou certos padrões nas características hereditárias.  Com suas observações e conhecimento matemático conseguiu fazer conclusões importantes.

primeira lei de MendelNessa síntese de ideias e observações  surgiram três “leis” que ainda hoje são respeitadas, principalmente as duas primeiras. 

Mas a primeira delas, na verdade, seria a terceira — no Brasil e em diversas fontes na literatura científica é comum chamar a Lei da Segregação de “Primeira Lei”. Tal colocação é, de certo modo, equivocada, pois Mendel descobriu antes a Lei da Dominância, aqui comumente referida como Terceira Lei de Mendel. 

Princípio da Segregação dos Caracteres (ou Lei da Segregação)

Documentário Mendel e a ervilha
Mendel e a ervilha

Nessa que ainda é chamada de Primeira Lei de Mendel, ficou estabelecido que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas.

Tal separação, hoje sabemos, é consequência da localização dos genes nos cromossomos, mas também do comportamento deles durante a formação dos gametas, na meiose.

A lei se aplica quando dois indivíduos, ambos heterozigotos para uma determinada característica, são cruzados, por exemplo, híbridos da geração F1. A prole na geração F2 difere em genótipo e fenótipo, de modo que as características dos avós (geração P) ocorrem novamente regularmente.

Em uma herança dominante recessiva, uma média de 25% são homozigotos com o traço dominante, 50% são heterozigotos mostrando o traço dominante no fenótipo (portadores genéticos), 25% são homozigotos com o traço recessivo e, portanto, expressam o traço recessivo no fenótipo. A proporção genotípica é de 1: 2: 1, a proporção fenotípica é de 3: 1.

Vídeo: Lei da Segregação – 1ª Lei de Mendel

História da Genética: Mendel, o pai da Genética

“Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se durante a formação dos gametas, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

No exemplo da ervilha, o “B” maiúsculo representa o alelo dominante para a flor roxa e o “b” minúsculo representa o alelo recessivo para a flor branca. 

Note que padrões que valem para as ervilhas também se aplicam em animais dentro dessa lógica. Em humanos, por exemplo, as características como cor dos olhos ou quantidade de pelos, são formadas por um par de genes, sendo um deles proveniente da mãe, outro do pai.

Regras

  • As características dos indivíduos são hereditárias e transmitidas pelos genes
  • Os indivíduos herdam um gene do pai e um gene da mãe para cada característica.
Fontes e referências:
Comentários do Facebook