BotânicaGenéticaVídeos

2ª Lei de Mendel

2ª Lei de Mendel: Tido como o “Pai da genética”, Mendel permanece no mais alto pódio da biologia, junto com nomes como Darwin. Isto se deu porque seus estudos e preceitos ainda fornecem as bases da ciência da hereditariedade. Vejamos uma das “leis” que Mendel estabeleceu. artigo original www.biologo.com.br

2ª Lei de Mendel

25/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Mendel era realmente um gênio. Tanto que sua obra não foi compreendida nem mesmo por grandes mentes da ciência de sua época. No entanto, naquele tempo a genética sequer havia sido criada e hoje é mais fácil entender o que o genial monge agostiniano queria dizer.

Gregor Mendel - 2ª Lei de MendelEm suas experiências com ervilhas, Mendel realizou cruzamentos nos quais acompanhou a segregação de dois genes. Esse estudo formou a base da sua descoberta conhecida como Lei da Segregação Independente ou Segunda Lei de Mendel. 

Lei da Segregação Independente

A Segunda Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente estabelece que:

História da Genética: Mendel, o pai da Genética

“Os fatores (ou alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente na formação dos gametas e se combinam ao acaso”. 

Ou seja, alelos para características separadas são passados ​​independentemente uns dos outros.  Isso implica que a seleção biológica de um alelo para uma característica não tem nada a ver com a seleção de um alelo para qualquer outra característica.

Mendel encontrou suporte para essa lei em seus experimentos com cruzamentos diíbridos. Em seus cruzamentos monoíbridos, resulta uma proporção idealizada de 3: 1 entre os fenótipos ( conjunto de características observáveis de um organismo) dominantes e recessivos.

Em cruzamentos diíbridos, entretanto, ele encontrou uma proporção de 9: 3: 3: 1. Isso mostra que cada um dos dois alelos é herdado de forma independente um do outro, com uma proporção fenotípica de 3: 1 para cada um.

A Segregação Independente ocorre em organismos eucarióticos durante a metáfase meiótica I e produz um gameta com uma mistura dos cromossomos do organismo.

 

Fontes e referências:

Comentários do Facebook