BiofísicaBiologia MolecularBioquímicaGenética

Crick e a liberdade de fazer ciência

Crick e a liberdade de fazer ciência: Crick e Watson revelaram ao mundo a descoberta da estrutura do DNA. Com o estudo em parceria fundaram a biologia molecular e a engenharia genética. Hoje seu nome está entre os maiores nomes da história da ciência, como Darwin ou Newton. Conheça aqui um pouco da vida e obra de Francis Crick.artigo original www.biologo.com.br

Crick e a liberdade de fazer ciência

9/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Graduado em física no University College de Londres em 1937, Francis Harry Compton Crick logo iniciou os estudos em hidrodinâmica e na Segunda Guerra Mundial projetava minas acústicas e magnéticas.

Francis Crick
Francis Crick (1916-2004)

No entanto seu interesse mesmo vinha se tornando a biologia. Sua curiosidade era, principalmente, saber como se dava o processo de transmissão de características hereditárias nos seres vivos. Crick acreditava que a biologia em breve iria se tornar tão importante quanto a física havia sido até então.

A liberdade que Francis tinha para estudar seguindo o seu instinto e interesse o colocou na direção certa — o da descoberta da estrutura do DNA, que o consagraria definitivamente como um dos grandes cientistas da história.

No livro As sete maiores descobertas científicas da história, os autores falam sobre Crick: “(…) ele se tornou um dos raros físicos aventureiros do pós-guerra a cruzar a fronteira e adentrar na biologia”.

As Maiores Descobertas da História Genética
Maurice Wilkins. As Maiores Descobertas da História Genética

Vida e obra – Biografia

Em 1947, aos 31 anos, Crick se tornou parte de uma importante migração de cientistas físicos para a pesquisa em biologia. Ele mesmo descreveu essa transição como “quase como se alguém tivesse que nascer de novo”. Crick intuiu que essa atitude o encorajou a ser mais ousado do que os biólogos típicos.

Durante a cerca de dois anos, Crick trabalhou nas propriedades físicas do citoplasma, mas logo percebeu que estava focando na direção errada. Pistas indicavam que seria o DNA a molécula responsável pela transmissão das características hereditárias que lhe interessavam. Depois de conhecer o jovem biólogo norte-americano James Watson, em 1951, mergulhou nos estudos da molécula. 

Rosalind Franklin
Rosalind Franklin

Seu colega Maurice Wilkins já utilizava raios X para estudar o DNA quando Watson percebeu que a técnica poderia ajudar a revelar a estrutura do DNA. Apoiados então pelo trabalho de Wilkins e Rosalind Franklin, propuseram a estrutura da famosa molécula de dupla hélice.

O trabalho foi publicado em abril de 1953 na revista “Nature”. Inicialmente ignorado, foi ganhando aos poucos o devido  reconhecimento da comunidade científica. O estudo rendeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962, dividido com James Watson e Maurice Wilkins. Franklin já havia morrido.

Crick iria então começar a voltar sua atenção para a neurociência, a qual dedicaria a maior parte da sua carreira. 

História da Genética: Wancis Crick e James D Watson
Francis Crick e James D Watson saudados por Maclyn McCarty. História da Genética

Francis Crick morreu em 28 de Julho de 2004, de câncer aos 88 anos. Em 2013 sua medalha do Prêmio Nobel foi leiloada em Nova Iorque por 2,23 milhões de dólares.

Principais prêmios:

Além de sua terceira participação no Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962, ele recebeu muitos prêmios e homenagens.

  • Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (1960)
  • Charles-Leopold Mayer (1961)
  • Internacional da Fundação Gairdner (1962)
  • Nobel de Fisiologia ou Medicina (1962)
  • Medalha  Real (1972)
  • Medalha Copley (1975)
  • M. Sir Hans Krebs (1977)
  • M. Benjamin Franklin em Ciências (2001)
Fontes e referências:
Comentários do Facebook