BiodiversidadeBotânica

Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Muito mais do que uma bela área verde, o JBRJ fornece uma amostra da diversidade da flora brasileira e estrangeira em coleções vivas (horto) e secas (herbário). Também é valioso pelo seu valor histórico e cultural.artigo original www.biologo.com.br

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

8/6/2021 ::  Por Josué Fontana

A criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro remonta ao período em que a corte portuguesa se transferiu para o Brasil, entre 1808 e 1821. 

Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Cristo Redentor visto do JBRJ. © Karla Paiva

Com a presença da corte, o Rio de Janeiro passou a ser a sede do império português, fato que lhe proporcionou diversas novas oportunidades e melhorias.

Um desses novos investimentos chegou por decreto real em 13 de junho de 1808. A iniciativa era para criar um ‘Jardim de Aclimação’, para abrigar as plantas de especiarias vindas do oriente. 

As primeiras plantas vieram do Jardim La Pamplemousse, nas ilhas Maurício. Entre essas encontrava-se a gloriosa “Palma Mater”. Estava nascendo então a área verde que hoje é motivo de orgulho na cidade.

No ano seguinte a proclamação da república brasileira, em 1890, o lugar passou a ser denominado como Jardim Botânico. Desde então, receberia diversos visitantes ilustres, como Albert Einstein (1925), entre tantos outros, popularizando-se.

JBRJ
Aleia Barbosa Rodrigues. © Felipe Ventura

13 de junho

Hoje o JBRJ é um renomado instituto de pesquisas e inclui o maior herbário do Brasil, com mais de 600.000 amostras desidratadas de nossa flora.

O JBRJ é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies. O instituto também abriga a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32.000 volumes.

Em comemoração aos 213 anos da fundação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia do seu aniversário, o instituto inaugura a Trilha do Patrimônio do JBRJ. A Trilha apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos que contam a história bicentenária da instituição.

O Jardim Botânico é aberto a visitação pública em horário restrito de funcionamento e mediante cobrança de taxa.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook