BotânicaEntomologiaEvolução

Fritz Muller

Fritz Müller e o apoio a Charles Darwin: Müller foi um importante naturalista alemão radicado em Santa Catarina, no Brasil. Botânico, professor de ciências naturais e matemática, se destacou principalmente pelo sofisticado apoio à teoria de Charles Darwin.artigo original www.biologo.com.br

Fritz Müller e o apoio a Charles Darwin

23/8/2021 ::  Por Josué Fontana

Johann Friedrich Theodor Müller (1822 – 1897) apresentou em sua obra Für Darwin seus estudos com crustáceos brasileiros. No livro, Müller destacou o quanto sua pesquisa estava de acordo com a teoria da evolução, detalhada na Origem das Espécies de Darwin.

Fritz Müller e o apoio a Charles Darwin
Fritz Müller (31 de março de 1822 – 21 de maio de 1897)

Ao chegar no Brasil em 1852, aos 30 anos, Müller se destacava por sua rica formação intelectual. Seu interesse pela ciência e pelo mundo natural se manifestou desde jovem.

Vida e obra – biografia Fritz Müller

Já se dedicava à botânica desde os 13 anos de idade, como aprendiz. Estudou matemática e história natural na Universidade de Berlim em 1841 e se formou em filosofia em 1844.

Aellopos fadus
© André Koehne

Em 1845 deu aula de álgebra e história natural. Iniciou os estudos em medicina em 1845, não concluídos pela recusa a fazer o então obrigatório juramento a Deus. Fritz era um ateu convicto. 

Müller e tantos outros conterrâneos vinham sendo perturbados pelas perseguições governamentais após a frustrada Revolução de 1848. Por isso, em 1852 acabou imigrando para o Brasil. Ele e sua família chegam em 1852 na Colônia de Blumenau, quando esta só tinha cerca de uma centena de pessoas. 

Para Darwin (Für Darwin)

Por sua formação científica privilegiada, ele teve a oportunidade de dar aulas na região, onde pôde estudar em campo as ideias defendidas na Origem das Espécies de Darwin, um sucesso imediato na época.

Assim, desenvolveu seu estudo pioneiro com crustáceos. Com muitas observações inteligentes embasadas por estudos comparativos de embriologia, ontogenia, ecologia, fisiologia e morfologia, Müller conseguiu fazer do seu livro Für Darwin uma obra reveladora, cujos resultados reforçavam a teoria de Darwin, publicada cinco anos antes. 

Fritz Müller e o apoio a Charles Darwin

Fritz Müller foi o primeiro cientista a usar modelos matemáticos para apoiar os argumentos da seleção natural. Trocou muitas cartas com Darwin, que o chamou carinhosamente de “príncipe dos observadores”, buscando ideias e informações. Todavia, se comunicou muito com diversos outros cientistas de todo o mundo.

Em 1936 foi inaugurada a “Casa de Fritz Müller”, hoje o Museu de Ecologia Fritz Müller, para contar a história do cientista.

Como se sabe, a teoria da evolução das espécies proposta por Darwin ainda hoje levanta polêmicas, por confrontar antigas e arraigadas crenças. Desta forma, acabou por mudar radicalmente a biologia e a percepção dos cientistas. No entanto, uma vez que homens da ciência já haviam apresentado teorias similares da evolução das espécies, o grande mérito de Darwin foi oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural.

Cientistas como Fritz Müller e Alfred Wallace foram valiosos nesse processo, oferecendo dados concretos e dando respaldo científico para uma teoria revolucionária.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook