BiotecnologiaBotânica

Livro gratuito de produção de cogumelos

Livro gratuito de produção de cogumelos: Os cogumelos comestíveis são alimentos muito saudáveis, no entanto, ainda são pouco consumidos no Brasil. Para combater essa deficiência, a Embrapa oferece gratuitamente um livro sobre produção de cogumelos.

Livro gratuito de produção de cogumelos

8/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Os cogumelos são conhecidos e utilizados pelo homem há mais de três mil anos. Nutritivos e com quantidade de proteínas quase que equivalente à da carne, e maior que a de alguns vegetais e frutas. Além disso, eles são ricos em vitaminas e em carboidratos e ainda têm baixo teor de gordura.

O Mundo Secreto dos Fungos
O Mundo Secreto dos Fungos

Por suas propriedades nutricionais, são consumidos tanto na alimentação humana quanto como suplemento alimentar. Eles também são usados na medicina tradicional chinesa para maior resistência contra distúrbios orgânicos, além de serem muito consumidos por suas propriedades terapêuticas.

Porém, no Brasil os cogumelos são pouco consumidos devido à baixa produção no país e ao elevado custo. Para aumentar o acesso e conhecimento dos agricultores e consumidores quanto ao cultivo desse fungo, a Embrapa publicou o livro “Produção de cogumelos por meio da tecnologia chinesa modificada – Biotecnologia e aplicações na saúde”. E essa publicação, agora em sua 3ª edição, está disponível gratuitamente para ser baixada no Portal Embrapa.

Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada: biotecnologia e aplicações na agricultura e na saúde

cogumelos comestíveis
Produção de cogumelos comestíveis

A publicação, grande sucesso de vendas da Livraria Embrapa, é composta por 13 capítulos que abordam as características dos cogumelos, os meios para a produção de sementes, como fazer uso da técnica JunCao na produção de algumas espécies e também informações sobre o manejo de pragas, controle biológico na cultura e técnicas de processamento e estocagem. Os últimos capítulos examinam detalhadamente as características fisiológicas dos cogumelos e a sua importância para a saúde humana.

Editora Técnica da publicação, Arailde Fontes Urben, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, afirmou que a técnica JunCao de produção, ensinada no livro, foi lançada em 1983 e adaptada por ela para as condições brasileiras por meio de 110 a 120 combinações de substratos. Estes estudos chegaram a 23 combinações possíveis, que podem ser utilizadas pelos produtores para o cultivo de cogumelos comestíveis ou medicinais.

A pesquisadora da Embrapa lembra que já esteve em onze ocasiões na China, para conhecimento e estudos dos cogumelos, tendo sido, inclusive, professora em universidades chinesas.

Cogumelos na alimentação e na saúde e o manejo da cultura

A vida secreta dos fungos
A vida secreta dos fungos

A obra descreve, com detalhes, o uso da técnica JunCao no cultivo de algumas espécies de cogumelos e traz, também, informações sobre o uso de cogumelos na alimentação e na saúde e o manejo da cultura. A técnica JunCao, adaptada pela Embrapa para possibilitar seu uso no Brasil, utiliza espécies de gramíneas existentes na região do Distrito Federal, com condições controladas de temperatura e umidade. Pelo fato de aproveitar recursos agrícolas abundantes e inexplorados, a técnica traz benefícios sociais, ecológicos e econômicos.

Segundo Arailde Urben, por meio dessa técnica é possível produzir cogumelos até em pequenos espaços, como em apartamentos, por exemplo. Ela explica, também, que o cogumelo possui mais proteína que a carne bovina. E exemplifica afirmando que 100 gramas de cogumelos resulta em 34 a 36 gramas de proteínas, enquanto que as mesmas 100 gramas de carne bovina resulta em 14 gramas de proteína para o nosso organismo. Além disso, o cogumelo possui vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais para o perfeito funcionamento do nosso corpo, e que ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

A produção de cogumelos pode ser uma boa alternativa de renda para pequenos produtores. Além de seu consumo in natura na culinária, ele pode ser utilizado como base na formulação de diversos produtos, nas formas de shampoo, creme, pomada, extrato fluido, capsula, além de outros.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Comentários do Facebook