Biologia MolecularBiomédicasGenética

200 anos de Mendel

200 anos de Mendel: hoje celebramos dois séculos do nascimento de uma das figuras mais importantes da história da ciência. Gregor Mendel lançou as bases para um novo ramo da biologia com seus experimentos no cruzamento com ervilhas: a genética.artigo original www.biologo.com.br

200 anos de Mendel e o futuro da genética

20/7/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Gênio incompreendido em seu tempo, Gregor Mendel não foi reconhecido durante sua vida por suas revolucionárias descobertas científicas.

200 anos de Mendel e o futuro da genéticaO monge agostiniano foi pioneiro em nossa compreensão moderna do gene, moldando o campo da genética e os avanços na biologia e na medicina.

O campo que ele criou está no centro dos atuais debates éticos sobre o futuro da humanidade, os limites da ciência e a melhor forma de empregar nosso conhecimento para melhorar a condição humana.

A vida pessoal de Mendel também oferece lições, especialmente para os engajados em ensinar as gerações futuras. Leia a sua história e saiba quais são elas.

Nascia uma nova ciência

O Legado de MendelO ano do nascimento da genética ainda é alvo de discussão e divergência. Mas após dois séculos desde o nascimento de Mendel uma coisa é certa: os avanços neste campo da ciência são impressionantes.

Foi em 1866 que Mendel estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples, provando que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. Naquele tempo as pessoas ainda não estavam preparadas para compreender o campo científico que começava a se revelar.

Documentário Mendel e a ervilha

Mendel não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Seria somente em 1953 que o trabalho de James Watson e Francis Crick mostraria que a base física da informação genética eram os ácidos nucleicos, especificamente o DNA.

O termo “biologia molecular” havia sido criado em 1939, por Warren Weaver, que precisou de um nome que se referisse ao trabalho da física, química e biologia em relação às moléculas. Nascia então outro campo importante das ciências biológicas, a biologia molecular, que elucida os fenômenos e eventos biológicos sob o ponto de vista molecular, focando nas interações entre DNA, RNA e proteínas bem como a regulação dessas interações.

O futuro da genética

Gregor MendelCom este novo campo científico, a genética estava sendo impulsionada para os anos revolucionários que se seguiram, com avanços formidáveis em diversas áreas de grande importância para nós, desde a medicina à agricultura.

Difícil dizer qual será o futuro da genética, mas podemos especular sobre os limites e possibilidades desta fascinante ciência. Robert Green, geneticista de Harvard, acredita que em um futuro ideal, todos terão seus genes mapeados para prevenir ou tratar doenças, por exemplo.

Hoje, em todo o mundo, celebramos o homem responsável por abrir tantas possibilidades para nós. Gregor Mendel é lembrado no site gregormendel200.org, feito para que todos conheçam um pouco da história e da importância do genial monge nascido há exatos 200 anos.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook