ConservaçãoEntomologiaZoologia

Borboleta-monarca ameaçada de extinção

Borboleta-monarca: espécie mundialmente famosa pela jornada anual de milhares de indivíduos por até 4.000 quilômetros no continente americano acaba de ser listada pela IUCN como ameaçada de extinção. artigo original www.biologo.com.br

Borboleta-monarca agora ameaçada de extinção

22/7/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

A Lista Vermelha da IUCN acaba de ser atualizada. Os dados são alarmantes — 41.459 espécies estão oficialmente ameaçadas de extinção — com números cada vez piores conforme as duas maiores ameaças criadas pelo homem se agravam: a destruição de habitats e as mudanças climáticas.

Monarch Butterfly GIFs - Get the best GIF on GIPHYSão justamente esses dois fatores apontados como principais ameaças para a conservação da borboleta-monarca (Danaus plexippus), que sofreu um declínio que supera mais de 80% de sua população nos últimos 25 anos.

A espécie é conhecida por seu espetáculo anual de migrações que ocorrem oriundos do México e da Califórnia no inverno para os locais de reprodução do verão nos Estados Unidos e no Canadá.

Na verdade, são as únicas borboletas capazes de fazer uma migração bidirecional como os pássaros, de acordo com o Serviço Florestal dos EUA.

Mas o desmatamento destruiu significativa parte do abrigo de inverno das borboletas no México e na Califórnia. Pesticidas usados ​​na agricultura em toda a região matam borboletas, e também a planta da qual as larvas da monarca se alimentam.

A mudança climática também impactou essa borboleta migratória e é uma ameaça complexa que resulta em diversos problemas para a conservação da espécie. A seca e o calor diminuem a oferta de seu alimento e aumentam a frequência de incêndios catastróficos. Também desregulam o mecanismo das migrações para períodos inadequados, entre outras mudanças.

Butterflies [GIF] : r/woahdude

“Para preservar a rica diversidade da natureza, precisamos de áreas protegidas e conservadas eficazes e bem governadas, juntamente com ações decisivas para combater as mudanças climáticas e restaurar os ecossistemas.“ – Bruno Oberle, diretor geral da IUCN.

Danaus plexippus (Linnaeus, 1758)

Espécie descrita pelo lendário naturalista Lineu em 1758, a monarca é uma borboleta da família dos ninfalídeos, subfamília dos danaíneos. Têm cerca de 60 mm de envergadura, asas laranjas com listras pretas e marcas brancas.

Monarch GIFs | Tenor

Dieta ‘venenosa”.

The Monarch Butterfly GIFs - Get the best GIF on GIPHYO ciclo de vida inicia-se com uma fêmea adulta botando um ovo do tamanho da cabeça de um alfinete numa folha da planta serralha, tóxica para muitos animais mas não para a monarca. Dias depois nasce a pequena lagarta com riscas brancas, amarelas e pretas. A lagarta se alimenta das folhas que deixam seu corpo muito tóxico para ingestão por predadores como aves. 

Conservação

A população ocidental está em maior risco de extinção, tendo diminuído em cerca de 99,9%, de até 10 milhões para 1.914 borboletas entre os anos 1980 e 2021. A maior população oriental também encolheu 84% de 1996 a 2014. 

Embora a borboleta-monarca esteja declinando rapidamente na natureza, ela tem se perpetuado com cada vez mais sucesso em cativeiro. Em 2009, monarcas foram criadas com sucesso na Estação Espacial Internacional. A monarca também foi a primeira borboleta a ter seu genoma sequenciado. 

A IUCN, organização de conservação que monitora o status da vida selvagem, acrescentou as monarcas à sua lista de espécies ameaçadas nesta semana. Todavia, hoje (22/7/2022) a lista oficial no site da entidade a espécie permanece com o status “de menor preocupação”.

“É difícil ver as borboletas-monarca e sua extraordinária migração à beira do colapso, mas há sinais de esperança. Tantas pessoas e organizações se uniram para proteger essa borboleta e seus habitats. (…)” – Anna Walker, da IUCN SSC Butterfly e Grupo de Especialistas em Mariposas e Oficial de Sobrevivência de Espécies da New Mexico BioPark Society, que liderou a avaliação da borboleta monarca.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook