BiomédicasBioquímicaGenética

Mayana Zatz

Mayana Zatz é uma notória bióloga molecular e geneticista brasileira, conhecida principalmente por seus avanços no campo das doenças neuromusculares. Desde criança manifestava interesse na biologia. Hoje é professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.  artigo original www.biologo.com.br

Mayana Zatz e a vocação para a biologia

29/6/2021 ::  Por Josué Fontana

Nascida em 1947 de pais romenos em Israel, Mariana Zatz mudou-se com a família para a França ainda na infância, e depois para o Brasil, em 1955.

Mayana Zatz e a vocação para a biologia
Mayana Zatz em 2008

Ainda na infância mostrava curiosidade e vocação para as ciências biológicas. No colegial, já tinha interesse no campo da genética. Acabaria escolhendo o curso de biologia na Universidade de São Paulo e ali teria o primeiro contato com a genética humana.

Biografia

Formou-se em 1968 e no ano seguinte começou um trabalho de aconselhamento genético para famílias portadoras de doenças neuromusculares.

História da genética brasileira

Com dissertação sobre distrofias musculares progressivas, tornou-se mestre em genética pela USP em 1970 e doutora em genética em 74, orientada por Oswaldo Frota Pessoa, com quem trabalhava ainda como estagiária na universidade. Seu pós-doutorado foi pela Universidade da Califórnia, orientada por Michael M. Kaback e David Campion.

No Brasil, Mayana fundou em 1981 a Associação Brasileira de Distrofia Muscular, atendendo pacientes e onde segue diretora presidente.

Pioneirismo feminino

“Sempre há resistência quando a ciência avança.” ― Mayana Zatz
mais em Frases sobre biologia

Genética Médica. Síndrome de Marfan
Genética médica. Síndrome de Marfan

Em 1995 inovou juntamente com Maria Rita Passos-Bueno e Eloísa de Sá Moreira, ao localizar um dos genes relacionados a uma distrofia dos membros. Juntas, também foram responsáveis pelo mapeamento do gene responsável pela síndrome de Knobloch. Em 1996 ingressou na Academia Brasileira de Ciências.

Em agosto de 2000 foi condecorada com a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e, no mesmo ano, recebeu a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo.

Recebeu em 2001 o prêmio latino-americano dos Prêmios L’Oréal-UNESCO para mulheres em ciência, em Paris e também o Prêmio Claudia. Em 2006 foi a Personalidade do Ano da Ciência pela Revista ISTOÉ Gente. Ganhou o Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2008 e o Prêmio Walter Schmidt

Hoje Mayana Zatz é uma respeitada pesquisadora em genética humana, pioneira no estudo das doenças neuromusculares e atuante no laboratório do Genoma Humano da USP. Também é famosa defensora do uso das células-tronco na medicina, campo na qual também atua como pesquisadora. 

Fontes e referências:
  • Zatz versus Zatz – A cientista Mayana Zatz e a ativista Luisa Mell defendem seus pontos de vista sobre a experimentação com animais (G1)
  • Um olho na razão, outro no coração – Pesquisa Fapesp: Mayana Zatz fala da vida de cientista, das conquistas da pesquisa genética e de seu engajamento na batalha das células-tronco. 
Comentários do Facebook