GenéticaVídeos

Hereditariedade

Hereditariedade: Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleotídeos.

Hereditariedade

Tipos de hereditariedade:

Documentário Mendel e a ervilha
Documentário Mendel e a ervilha

A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.

A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprias do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros, assim fazendo que os filhos tenham características de seus pais.

Abaixo, segue uma didática e reflexiva explicação 

Mecanismos de transmissão hereditária

hereditariedade. drosófila
Diagrama ilustrando os resultados do cruzamento de um amarelo (pontilhado), macho de olhos brancos com uma fêmea de olhos vermelhos de drosófila. À direita, os cromossomos sexuais são representados, coloridos da mesma forma que as moscas.

Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos e pensamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade.

• Genética populacional

Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento e pensamento, são herdadas, já nascem connosco.

Cromossomos, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro.

Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.

Antigos conceitos já superados

Os cientistas da Antiguidade tinham muitas ideias sobre a hereditariedade. Hipócrates especulou que as “sementes” são produzidas por várias partes do corpo e transmitidas à prole no momento da concepção.

Aristóteles pensava que o sêmen masculino e feminino se misturavam na concepção. Esquilo, em 458 aC, propôs o macho como o pai, com a fêmea como uma “enfermeira para a jovem vida semeada dentro dela”.

fonte: Wikipedia.org

 

Comentários do Facebook