Cardeal-do-nordeste: entre os pássaros que chamam mais atenção no Brasil, destaca-se o cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana). Valoroso para o equilíbrio ecológico de nossas matas, o animal está fora de risco iminente de extinção.
Cardeal-do-nordeste: uma das mais belas aves do Brasil
24/1/2025 :: por Marco Pozzana, biólogo
As aves do território brasileiro de destacam pela sua diversidade – cerca de 2000 espécies conhecidas – e beleza. Entre os pássaros mais admirados, destaca-se o Cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana). Foi formalmente descrito em 1758 pelo naturalista sueco Lineu na décima edição de seu Systema Naturae. Ele o colocou com os bicos-cruzados no gênero Loxia e batizou-o com nome binomial Loxia dominica. Hoje a espécie monotípica (sem subespécies conhecidas) é uma das seis situadas no gênero Paroaria.
Uma espécie emblemática do Nordeste – “Cardeal-do-nordeste, galo-de-campina, cardeal ou cabeça-vermelha“
Espécie característica do Nordeste brasileiro, o cardeal-do-nordeste está ligado à identidade cultural da região. É reconhecido como um símbolo da riqueza natural nordestina e sua presença nas matas, sertões e áreas urbanas faz dele uma figura próxima e familiar para os habitantes da região. Inserido nas artes locais, o pássaro aparece em diversas canções, poesias e histórias, muitas vezes como símbolo de beleza, liberdade ou resistência, características frequentemente associadas ao povo nordestino. Portanto, esta ave carismática e de plumagem marcante, mostrou potencial para atrair interesse público e promover o ecoturismo na região.
Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758)
Endêmica do Brasil, a P. dominicana – da família Thraupidae – ocorre em uma ampla gama de habitats, no nordeste do Brasil, especialmente na região da Caatinga, mas vem se espalhando pelo Sudeste, pois foi provavelmente introduzido no Rio de Janeiro e em São Paulo oriundos do tráfico, sendo localmente comuns até mesmo em áreas urbanas.
Papel ecológico
Certamente tem grande valor ecológico. Posto que é parcialmente insetívoro, o cardeal-do-nordeste contribui para o controle natural de populações de insetos, ajudando a equilibrar os ecossistemas onde habita. Além disso, atua na dispersão de sementes, uma vez que é um voraz comedor de sementes, que acabam dispersas pelo ambiente, promovendo a regeneração de florestas e da vegetação nativa. Em síntese, o galo-de-campina é uma espécie importante para estudos de ecologia e comportamento das aves.
Conservação: um pássaro admirado pela sua beleza e seu canto
O cardeal do nordeste parece estar aumentando consideravelmente sua distribuição geográfica nas últimas décadas, com relatos cada vez mais frequentes até na região Sudeste. Todavia, embora não seja uma espécie ameaçada, isso não significa que as populações naturais não devem ser protegidas do tráfico de animais e da degradação do seu habitat.
O fato de estar se espalhando para fora do Nordeste está provavelmente ligado ao tráfico de animais. Outra razão é a transformação de florestas em pastagens, ambiente apreciado pelo galo-de-campina.
Por sua beleza de cores vibrantes e canto melodioso, é frequentemente capturado para o comércio ilegal de aves, o que reduz as populações selvagens. Além disso, as mudanças climáticas afetam as populações selvagens de aves em todo o planeta. Por fim, alterações no regime de chuvas e temperaturas podem afetar os recursos disponíveis, como alimentos e locais de nidificação. Sua conservação pode trazer insights sobre a biodiversidade e como protegê-la em ambientes semiáridos como a Caatinga
Decerto, o reforço das leis ambientais e ações de fiscalização são essenciais para combater o tráfico de aves. A sensibilização da população sobre a conservação dessa ave pode estimular a proteção de outras espécies e habitats. Promover a conscientização sobre a importância da preservação da fauna nativa é fundamental para engajar comunidades locais.
Em suma, projetos que restauram áreas degradadas podem oferecer refúgio e alimentos para a espécie. Portanto, proteger o cardeal-do-nordeste não apenas assegura a sobrevivência de uma ave bela e simbólica, mas também contribui para a saúde geral dos ecossistemas da região, promovendo a biodiversidade e os serviços ambientais essenciais para o bem-estar humano.
Fontes e referências:
- BirdLife International. 2024. Paroaria dominicana. The IUCN Red List of Threatened Species 2024: e.T22721587A263294435. Accessed on 06 December 2024.
- Ferreira, Juliana Machado. Contribuição da genética de populações à investigação sobre o tráfico de fauna no Brasil: desenvolvimento de microssatélites e análise da estrutura genética em Paroaria dominicana e Saltator similis (Aves: Passeriformes: Thraupidae). Diss. Universidade de São Paulo, 2012.
- Linnaeus, Carl (1758). Systema Naturae per regna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus, differentiis, synonymis, locis (in Latin). Vol. 1
Deixe um comentário