OrnitologiaZoologia

Saí-de-perna-amarela

Saí-de-perna-amarela: a cor azul turquesa da plumagem com detalhes negros da Cyanerpes caeruleus a colocou em listas das aves mais bonitas do mundo. Pode ser encontrada principalmente no norte do Brasil, entre outros países da América do Sul.artigo original www.biologo.com.br

Saí-de-perna-amarela: uma das mais belas aves

19/11/2021 ::  Por Marco Pozzana, biólogo

É uma satisfação saber que uma das aves brasileiras está listada entre as mais atraentes do planeta, mas sobretudo, estar ciente de que ela não está ameaçada de extinção.

Cyanerpes caeruleus
Macho adulto no Zoológico de Viena.

Saí-de-perna-amarela (Cyanerpes caeruleus), também conhecida como tem-tem-do-espírito-santo, é uma pequena espécie de ave da família Thraupidae. Classificada atualmente  como ‘pouco preocupante’ pela IUCN.

É encontrada na Amazônia, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso, mas também no Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e
Trindade e em Tobago, onde possivelmente foi introduzida.

Cyanerpes caeruleus (‘caeruleus‘ do latim ‘azul escuro’)

Saí-de-perna-amarela (Cyanerpes caeruleus)
Cyanerpes caeruleus (L. 1758)

A espécie foi descrita por Lineu,  o famoso naturalista sueco em 1758 originalmente com o nome Certhia carrulea.

Todavia, desde 1899 a saí-de-perna-amarela foi colocada no gênero Cyanerpes com somente quatro espécies, introduzido pelo ornitólogo americano Harry C. Oberholser. As aves do gênero são especializadas em alimentar-se de néctar de plantas como bromélias,  com seus bicos longos e curvos.

Cinco subespécies são conhecidas do C. caeruleus: C. c. chocoanus Hellmayr, 1920 – leste do Panamá a oeste do Equador; C. c. caeruleus (Linnaeus, 1758) – centro da Colômbia e Venezuela pelas Guianas e centro-norte do Brasil; C. c. hellmayri Gyldenstolpe, 1945  (Guiana); C. c. longirostris (Cabanis, 1851) – Trindade; C. c. microrhynchus (Berlepsch, 1884) – Amazônia central.

fêmea de Cyanerpes caeruleus longirostris
Fêmea de Cyanerpes caeruleus longirostris. Sharp Photography

O corpo da saí-de-perna-amarela macho é azul turquesa brilhante, com detalhes negros, como na “máscara” sobre os olhos, garganta, asas e sobre-cauda. O animal adulto mede cerca de 11,5 cm de comprimento, com um longo e curvo bico negro. As fêmeas apresentam padrões esverdeados.

A Saí-de-perna-amarela é uma ave de temperamento curioso. Pode ser vista formando pequenos grupos. Alimenta-se de néctar, de bagas e de também insetos, principalmente no dossel.  A fêmea constrói um pequeno ninho entre os galhos das árvores, geralmente incubando dois ovos.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook