Biólogo

Carl Sagan

Carl Sagan foi um dos grandes pensadores da ciência da era moderna, conhecido especialmente por sua pesquisa sobre vida extraterrestre. Biólogo, físico, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, ativista e divulgador científico norte-americano, Sagan ajudou a popularizar a ciência como poucos o fizeram.

Carl Sagan e a exobiologia

5/7/2021 ::  Por Josué Fontana

Passado um quarto de século de sua morte, Carl Edward Sagan (1934-1996) permanece como um dos cientistas que ajudaram a definir os limites da ciência. Mais que isso, era um fervoroso defensor do uso do método científico e do ceticismo. 

Carl Sagan (1934-1996)

Autor de mais de vinte livros de ciência e ficção científica, além de centenas de publicações científicas, Sagan foi pioneiro no ramo da exobiologia. Mas provavelmente o maior legado de sua carreira tenha sido sua voz na popularização da ciência — Carl chamou a atenção da sociedade com a sua premiada série de TV “Cosmos: Uma Viagem Pessoal” (1980), narrada e escrita por ele.

“Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser conhecido.”

Carreira 

O sistema solar

Carl Sagan estudou na Universidade de Chicago, participando também da Ryerson Astronomical Society, onde se formou em artes em 1954, e em ciências, em 55.

Completou um mestrado em física em 1956 e doutorados em astrofísica e astronomia em 1960. Após a publicação de um artigo de Sagan na Science, em 1961, astrônomos da Universidade de Harvard ofereceram a ele a oportunidade de dar um colóquio na universidade e depois um cargo de professor. Sagan, no entanto, pediu o cargo de professor assistente, o que acabou se concretizando.

“Uma descoberta extraordinária requer provas extraordinárias”. – C.S

De 1963 a 1968, em Harvard então, Sagan deu aulas e fez pesquisas, além de orientar alunos de pós-graduação. Também trabalhou no Smithsonian Astrophysical Observatory.

Em 1968 ele seguiu para a Universidade Cornell. Foi nomeado professor titular e diretor do laboratório de estudos planetários em 1971. De 1972 a 1981, foi diretor associado no Centro de Radiofísica e Investigação Espacial de Cornell. Juntamente ao seu cargo de professor titular, Sagan ministrou um curso de pensamento crítico na Universidade Cornell até sua morte, em 1996.

O Universo não parece ser nem benigno nem hostil – apenas indiferente.” – C.S.

“Vale a pena manter a mente aberta, mas não tão aberta que seus cérebros caiam.” – C.S.

Legado

Teoria de Gaia
Em 1957 se casou com a bióloga Lynn Margulis
leia também: Dawkins

Fontes e referências:
Comentários do Facebook
Sair da versão mobile