Como evoluiu o mundo: A Origem do Universo é um dos temas mais importantes da Cosmologia e continua sendo um dos maiores mistérios da Ciência.
No documentário abaixo, confira algumas descobertas sobre a formação do nosso planeta, surgimento da vida e evolução das espécies.
Como evoluiu o mundo
Na cosmologia moderna, a origem do Universo é o instante em que surgiram toda a matéria e a energia que existem atualmente no Universo como consequência de uma grande expansão.
A teoria do Big Bang é amplamente aceita pela ciência em nossos dias.
Há certas dúvidas sobre quais foram exatamente os nossos antepassados mais remotos. Os seres humanos modernos só surgiram há cerca de 200 mil anos.
Evolução da vida – Como evoluiu o mundo
Pouco se conhece sobre o Pré-cambriano, apesar de fazer parte de cerca de sete oitavos da história da Terra. O que conhecemos foi descoberto em grande parte, nos últimos 50 anos.
Esse longo período é um Superéon, que foi dividido em vários éons da escala de tempo geológico para facilitar seu estudo.
Os humanos são primatas e surgiram na África; duas espécies que pertenceram aos primórdios da evolução dos hominídeos foram o Sahelanthropus tchadensis, com um misto de caraterísticas humanas e símias, e o Orrorin tugenensis, já bípede, mas não se sabe o tamanho do cérebro, que no Sahelanthropus era de 320–380 cm cúbicos. Ambos existiam há mais de 6 milhões de anos.
Os hominídeos da época habitavam a África subsariana, a Etiópia e Tanzânia, ou seja na África Oriental. Seguiram-se a esses primeiros hominídeos os Ardipithecus e mais tarde (há 4,3 milhões de anos até há 2,4 milhões) os Australopithecus, descendentes dos Ardipithecus. Tinham (os australopitecos) maiores cérebros, pernas mais longas, braços menores, e traços faciais mais parecidos aos nossos.
Para saber mais, visite: http://www.exploratorium.edu/origins/cern/ideas/bang.html