EmbriologiaEvoluçãoVídeosZoologia

Evolução dos Vertebrados

Evolução dos Vertebrados: Os vertebrados são um subfilo de animais cordados, incluindo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.

Mas como se deu a evolução desses sofisticados animais? Confira no documentário abaixo!

Documentário: Evolução dos Vertebrados

Evolução do tamanho
Evolução do tamanho

Ofósseis mais antigos de vertebrados foram encontrados em Chengjiang, na China e foram datados do início do Cambriano. Eram animais pequenos e alongados, possivelmente aquáticos, com vértebras rudimentares.

Ao final do período cambriano, em torno de 500 milhões de anos atrás, nosso mundo passou pela primeira extinção em massa de sua história. As causas desta extinção são desconhecidas, embora muitos cientistas aceitem que o mais provável seria uma queda brusca na temperatura do planeta. 

Embriologia. Ilustração de embriões de peixes

Esta extinção também permitiu o desenvolvimento dos moluscos e artrópodes, que ocupariam o nicho ecológico deixado por eles nos próximos períodos geológicos, assim como o dos cordados, que só teriam a sua ascensão até o topo da cadeia alimentar no Devoniano.

A grande mudança dos vertebrados parece ter surgido durante o Ordoviciano, há cerca de 450 milhões de anos, mas os fósseis desse período são escassos.

Os fósseis do Silúrico, há cerca de 400 milhões de anos, já são mais abundantes e mostram uma grande variedade de peixes sem maxilar, embora já comecem a aparecer os Gnathostomata.

A fase final do Devoniano ofereceu os primeiros tetrápodes e há cerca de 330 milhões de anos apareceram os primeiros anfíbios.

Os amniotas mais antigos, possíveis ancestrais dos répteis, aves e mamíferos, apareceram no início do período Pensilvaniano e dominaram o Mesozoico e o Cenozoico.

Comentários do Facebook