MamíferosMastozoologiaZoologia

Grandes felinos e suas “origens fantasmagóricas”

Origens fantasmagóricas: Mesmo com tantas descobertas acerca da evolução dos felinos, a história evolutiva dos mesmos permanece cheia de lacunas. Mas os biólogos tem desvendado parte do fascinante passado dos grandes felinos.
artigo original www.biologo.com.br

Grandes felinos e suas “origens fantasmagóricas”

1/4/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Até onde sabemos, os felinos evoluíram no Eoceno a partir do grupo que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos.

Todas as espécies de grandes felinos de hoje evoluíram há menos de 11 milhões de anos e, no entanto, sua história evolutiva permanece cheia de mistérios.

Mas os biólogos descobriram em 2013 uma pista importante sobre as origens dos grandes felinos, que pode fornecer um novo ponto de partida para resolver esse quebra-cabeça. Fósseis encontrados no planalto tibetano oferecem novas evidências sobre a história evolutiva dos primeiros felinos.

Documentário: As origens fantasmagóricas dos grandes felinos (legendas disponíveis)

Panthera blytheae

Panthera blytheae
Panthera blytheae. fonte: Youtube

Panthera blytheae é uma espécie extinta que se acredita ter existido entre aproximadamente 5,95 a 4,1 milhões de anos atrás. Atualmente é a espécie Panthera mais antiga conhecida. Os primeiros fósseis foram escavados em agosto de 2010 na Bacia de Zanda localizada na Prefeitura de Ngari no Planalto Tibetano; eles foram descritos foi nomeado em 2014.

O parente mais próximo da Panthera blytheae é o leopardo das neves. Assemelha-se mais em estrutura craniana ao leopardo das neves do que a outras panteras, bem como duas espécies com faixas semelhantes abrangendo o planalto tibetano.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook