Biólogo

Degradação Ambiental

Os vilões do desmatamento

Os vilões do desmatamento. Queimada abre espaço para o gado

Degradação Ambiental: A degradação do meio ambiente é um assunto que não sai de pauta nos últimos anos. Falar nesse assunto se torna muito importante, já que o homem cada dia mais degrada o nosso meio ambiente de várias formas.

Entenda por etapas as mudanças ambientais no artigo produzido pela TS Ambientali.

Degradação Ambiental

Dzerzhinsk, Rússia – Poluição química. As dez cidades mais poluídas do mundo

Já sabemos que as atitudes do homem devem ser mudadas o quanto antes para o melhor da natureza e todos que precisam dela.

Ao longo da história, o ser humano viveu por meio da natureza. Comia o que plantava, pescava e caçava. Durante muitas gerações, essa troca era sustentável e possibilitou a evolução do homem.

Num determinado momento, o homem começou a adaptar a natureza às suas necessidades sem se preocupar com os meios agressivos e não renováveis.

Etapas das mudanças ambientais

Degradação ambiental

A revolução industrial iniciou, em paralelo, um processo de degradação ambiental que vem acompanhando a história do homem até os tempos de hoje. Essa história vem nos mostrando que é preciso repensar esse modelo.

1 – Durante um enorme período da nossa história, as civilizações buscavam o progresso, a conquista, e, ao longo do tempo, foram procurando adaptar a natureza a seu favor nesse processo evolutivo.

2 – Com a formação das cidades e a revolução industrial, cada vez mais fomos degradando a natureza na busca por atender nossas necessidades.

3 – Com o período industrial, esse processo de degradação ganha uma velocidade maior e o ar começa a ser afetado pelas máquinas a vapor.

4 – Com a oferta de emprego e a esperança de uma vida melhor, as cidades começam a ficar cada vez mais populosas e a necessidade de atender os novos habitantes vai transformando a natureza e provocando danos que se agravam progressivamente.

5 – Durante o processo, o uso de combustível fóssil, o uso de materiais altamente químicos nas indústrias, a emissão de diversos tipos de poluentes na atmosfera e a falta de saneamento básico comprometeram muito o meio ambiente.

6 – Com o decorrer do tempo, esses mesmo processos vão se repetindo em proporções maiores e essa sociedade de consumo vai produzindo quantidades enormes de lixo, que vão se acumulando na natureza, contaminando o ar, a água e a terra.

Hoje, após séculos de desatenção com a natureza e os recursos naturais, uma semente de renovação vem fazendo com que cada vez mais pessoas estejam buscando um equilíbrio maior entre a evolução e a natureza, desta vez procurando crescer com práticas mais sustentáveis, procurando preservar os recursos naturais e dando a importância que eles sempre tiveram.

Produzido por: TS Ambientali

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile