Biólogo

Morcego-branco-das-honduras

Morcego-branco-das-honduras: com uma rara pelagem entre os morcegos, de cor branca brilhante, essa fascinante espécie — Ectophylla alba —  tem suas populações em queda e agora é classificada como “quase ameaçada” pela IUCN.

Morcego-branco-das-honduras, uma incrível espécie

30/5/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Mamífero com diversas particularidades que o tornam um animal único, o morcego-branco-das-honduras (Ectophylla alba), também conhecido popularmente como morcego-branco-caribenho, é uma espécie da família Phyllostomatidae, de morcegos tropicais e subtropicais das Américas.

É encontrado somente na América Central —  Honduras, Costa Rica, Nicarágua e Panamá —  em regiões elevadas em florestas a cerca de 800 m acima do nível do mar. Trata-se do único representante do gênero Ectophylla e uma das seis espécies de morcego com pelagem branca, entre as mais de 1.300 espécies conhecidas. O focinho e orelhas tem pigmentação amarelo-alaranjada, por suas grandes concentrações de carotenoides, principalmente xantofila.

É o primeiro mamífero conhecido por ter carotenoides em quantidade suficiente para gerar cores evidentes. As membranas de suas asas são pretas.

Sua dieta é frugívora, consumindo quase exclusivamente os frutos de uma espécie de figo. É bem pequeno, uma das duas menores espécies de morcegos frugívoros do mundo, com comprimento de cabeça e corpo variando principalmente entre 3 a 5 cm. Os indivíduos pesam apenas 5–6 g.

Ectophylla alba H. Allen, 1892 © Geoff Gallice.

“Tendas” – uma sofisticada proteção 

 Ele constrói “tendas” com folhas, principalmente de espécies da planta Heliconia, cortando com precisão as nervuras destas com os dentes, onde abriga-se durante o dia. É um dos poucos morcegos conhecidos que se empoleiram dentro de “tendas” de folhas, protegendo-se da chuva e dos predadores.. Os abrigos são reconstruídos ao longo do ano, a medida que os mesmos se desfazem.

Prefere florestas úmidas primárias ou secundárias. Os biólogos acreditam que o morcego-branco-das-honduras tem vários predadores naturais, como macacos e cobras.

Conservação

Devido principalmente à perda e degradação de seu habitat, o Ectophylla alba é listado como quase ameaçado desde 2015 pela IUCN. Os dados sugerem que as populações estão em declínio significativo e que em breve pode ser listado como “vulnerável”.

É especialmente frágil à perda de habitat porque é altamente especializado em uma única espécie de figo como fonte de alimento.

Mesmo sendo um morcego peculiar, mais de sessenta anos se passaram entre a descoberta do primeiro morcego branco hondurenho em 1898 e sua redescoberta em 1963.

Entre as principais razões para a diminuição populacional está a conversão de suas florestas em terras agrícolas, bem como a degradação do seu habitat pela pressão cada vez maior da população humana em expansão.

Fontes e referências:

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile