O Que é Vida? Um livro que é um clássico da literatura científica. O autor, Prêmio Nobel de Física, se aventura por uma área que lhe é, à primeira vista, alheia: a explicação da vida como fenômeno empírico.
O Que é Vida?
Livro de Erwin Schrödinger
O que é a vida? é um livro científico de não-ficção de 1944, escrito para o leitor leigo pelo físico Erwin Schrödinger. O livro foi baseado em um curso de palestras públicas ministradas por Schrödinger em fevereiro de 1943 no Trinity College, em Dublin.
O que é vida?: o aspecto físico da célula viva
A palestra de Schrödinger enfocou uma questão importante: “como os eventos no espaço e no tempo, que ocorrem dentro da fronteira espacial de um organismo vivo, podem ser explicados pela física e pela química?”.
No livro, Schrödinger introduziu a idéia de um “cristal aperiódico” que continha informação genética em sua configuração de ligações químicas covalentes.
Schrödinger, Prêmio Nobel de Física, se aventura por uma área que lhe é, à primeira vista, alheia: a explicação da vida como fenômeno empírico.
Na década de 1950, essa ideia estimulou o entusiasmo pela descoberta da molécula genética e daria tanto inspiração inicial a Francis Crick quanto a James Watson em suas pesquisas.
Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger – O autor
Foi um físico teórico austríaco, conhecido por suas contribuições à mecânica quântica, especialmente a equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nobel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger e participou da 4ª, 5ª, 7ª e 8ª Conferência de Solvay.
Ateu, deu ainda grande atenção aos aspectos filosóficos da ciência, bem como a conceitos filosóficos, à ética e às religiões orientais e antigas.