Pato-mandarim (Aix galericulata) frequentemente retratados na cultura oriental, são considerados como símbolos de carinho e fidelidade conjugal pelos chineses, pois após acasalarem o casal se mantêm para o resto da vida. Mas o que chama a atenção nessa ave são suas cores vibrantes.
Pato-mandarim, uma beleza multicolorida
16/8/2021 :: Por Josué Fontana
Esta espécie de ave está intimamente relacionada com o pato norte-americano Aix sponsa, único outro membro do gênero Aix.
As populações selvagens asiáticas são migratórias, passando o inverno nas planícies do leste da China e no sul do Japão. Preferem as bordas de florestas densas e arbustivas de rios e lagos. Ocorrem principalmente em áreas baixas, mas podem se reproduzir em vales em altitudes de até 1.500 metros.
Como tantas outras espécies de aves, o macho apresenta cores mais exuberantes e vistosas que as fêmeas para atrair a atenção da parceira e acasalar. Tanto os machos quanto as fêmeas têm cristas, mas a crista roxa é mais pronunciada no macho. A fêmea apresenta cores bem mais discretas (foto ao lado).
O macho sofre uma muda após a temporada de acasalamento. Quando a sua plumagem está mudando, o macho chega a ter uma aparência próxima a da fêmea, mas pode ser diferenciado por algumas características, como o seu bico amarelo-laranja ou vermelho brilhante.
São pássaros discretos quando comparados com outras espécies de pato. Preferem se abrigar sob árvores e formar bandos menores. Todavia, o contato com humanos pode deixar essas aves mais ousadas.
Etimologia
A palavra ‘Aix‘ vem do grego antigo. Foi usada por Aristóteles para se referir a um pássaro mergulhador. Já o ‘galericulata‘ é a palavra latina para peruca, derivada de galerum, significando “boné”.
“Os patos mandarim acasalam-se para o resto da vida e morrerão de solidão se forem separados do companheiro escolhido.” – Katherine Patterson
Conservação:
Embora não esteja ameaçado de extinção, o pato-mandarim têm sido cada vez menos encontrado no ambiente selvagem. A maior ameaça é a perda e degradação de seu habitat devido aos madeireiros.
Caçadores também representam risco para o pato-mandarim, mesmo que muitas vezes sejam baleados acidentalmente. Sua beleza chamativa é valorizada no comércio ilegal. O pato mandarim também é predado por muitos animais, como cachorros, lontras, doninhas, corujas e cobras.
Fontes e referências:
- BirdLife International (2018). “Aix galericulata“. IUCN Red List of Threatened Species. – Em inglês.
- Madge, Steve; Burn, Hilary (1987). Wildfowl: An identification guide to the ducks, geese and swans of the world. London: Christopher Helm – Em inglês.
- Mandarin duck – en.wikipedia.org/ – Em inglês.
- Mandarin duck – Scientific name: Aix galericulata – Em inglês.