Querem liberar a caça no Brasil: O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), membro da chamada ‘bancada da bala’, quer permitir a caça de animais silvestres no Brasil.
O mais interessante, é a justificativa do projeto de lei, argumentando que a alteração seria uma medida protetiva contra algumas espécies consideradas invasoras e que supostamente oferecem perigos ao agronegócio.
Querem liberar a caça no Brasil
Na verdade, a caça de animais silvestres nunca deixou de existir no Brasil, mesmo de forma ilegal, e é um dos principais fatores que levam à extinção de espécies ameaçadas.
“Precisamos resolver isso de uma vez por todas, uma vez que estamos perdendo o controle dos animais que estão em desequilíbrio ambiental e hoje se tornaram grandes pragas, tanto para a cidade como para o campo”, disse o deputado Valdir em discurso na câmara.
O projeto de lei também retira da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) o agravamento até o triplo da pena de detenção de seis meses a um ano, e multa, por matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais sem licença se isso for feito durante caça profissional.
Reserva para a caça – Querem liberar a caça no Brasil
Ao longo da proposta, o deputado detalha suas intenções, como a criação de áreas de reserva para a caça de animais em propriedades privadas, além de reduzir as multas e prisão para quem for pego caçando irregularmente.
Mesmo com a proposta de garantir 30% do lucro líquido gerado com a caça para planos de proteção e recuperação da fauna brasileira, Valdir Colatto foi bastante criticado por órgãos como o GreenPeace, que consideram o projeto a “liberação do assassinato de animais”.
Além do GreenPeace, um abaixo-assinado público está com mais de 50 mil assinaturas contra o projeto de lei no Change.org.
Não custa lembrar que uma das grandes responsáveis pela extinção de espécies animais ao longo do século 20 foi a caça deliberada, comum especialmente na década de 1960.