BioéticaComportamentoMeio AmbienteZoologia

Perspectivas sobre bem-estar animal

Perspectivas sobre bem-estar animal: O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal. Mas não é simples definir os limites desse ‘bem-estar” e o tema é alvo de grande debate e discussão.

Perspectivas sobre bem-estar animal

Num ensaio sobre a matéria, David Fraser e Ian Duncan, ambos professores catedráticos no Canadá, distinguem entre três perspectivas:

Coisas que um biólogo deve saber
Coisas que um biólogo deve saber.

1: Experiência subjectiva nos animais – Perspectivas sobre bem-estar animal

Bem-estar animal está relacionado com o conceito moral que envolve os animais por lhe atribuirmos capacidade de gerar experiências subjectivas tais como estados afetivos, sofrimento em condições adversas e sentimentos de prazer em situações agradáveis.

Como afirmava Bentham (1789), “A questão não é: Possuem razão? nem, Conseguem falar?, mas Podem sofrer?”. Segundo a perspectiva de experiência subjectiva, bem-estar é quando um animal se sente bem.

Dado a dificuldade em medir estados afetivos diretamente, tem se proposto várias medidas comportamentais indiretas como a análise da preferência animal em várias situações e sua motivação para ter acesso a recursos ou executar comportamentos particulares; estudos sobre comportamentos anormais (estereotipias), comunicação animal (vocalizações), entre outros.

2: Animais como sistemas biológicos – Perspectivas sobre bem-estar animal
Os animais da África. Elefante africano
Os animais da África. Elefante africano

Nesta perspectiva o mais importante é o funcionamento do organismo, levantando questões de bem-estar as situações de doença, dor, mal nutrição. Assim, um animal atinge o seu bem-estar ao crescer e desenvolver-se normalmente, reproduzir-se, ter as funções fisiológicas e comportamentais normais, ter uma longa longevidade e elevado fitness.

Alguns autores acreditam que os animais sentem o sofrimento, no entanto como é um parâmetro difícil de ser avaliado, apoiam esta visão com o objectivo de assim obterem melhores informações.

Outros atribuem pouca importância ao que um animal sente, pois são da opinião que questões de bem-estar só são preocupantes quando os sistemas biológicos são afetados em termos de sobrevivência ou de reprodução. Uma outra vertente defende ambas as perspectivas, no entanto coloca as medidas de funcionamento biológico acima das comportamentais.

3: Natureza dos animais – Perspectivas sobre bem-estar animal

comportamento animal
Comportamento animal By Ramessos

Esta visão postula que o bem-estar animal é obtido se os animais se encontrarem em locais naturais onde possam comportar-se de forma natural, ou seja, onde possam realizar os comportamentos específicos da espécie. Para testar esta vertente muitos estudos comparam o comportamento dos animais em estado selvagem e em cativeiro.

Outros tentam recriar as características do meio selvagem para que os animais usem todo o seu repertório comportamental. Este conceito tem limitações respeitantes à mutabilidade do comportamento animal, muitas vezes como forma de adaptação ao ambiente que o rodeia.

No geral, as três vertentes anteriores convergem para um bem-estar em que o comportamento animal é natural, adaptativo ao ambiente e que permita um bom funcionamento biológico a nível de sobrevivência, saúde e sucesso reprodutivo.

Comentários do Facebook