BioéticaConservaçãoEducação AmbientalMeio Ambiente

Dia da Natureza

Dia da natureza (4 de outubro): Neste dia destinado para a reflexão sobre as consequências dramáticas do descaso com a natureza para com o nosso futuro, temos a oportunidade de rever nossas ações e objetivos. artigo original www.biologo.com.br

Dia da Natureza (4 de outubro): pouco a celebrar, muito a ser feito

4/10/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

São Francisco de Assis é cultuado como o santo frade que com seu exemplo humilde e exemplar ajudou a reformar a Igreja Católica. Pois bem, quase oito séculos após sua morte — não à toa — hoje é tido como o patrono da ecologia e o santo protetor dos animais, além de representar para muitos fiéis a mais importante figura do Cristianismo após Jesus.Dia da Natureza (4 de outubro)

4 de outubro 

O dia 4 de outubro foi a data escolhida para celebrar o Dia da Natureza, homenageando também São Francisco de Assis que é lembrado por seu amor aos animais e a natureza, e cuja festa litúrgica já era comemorada no mesmo dia. Por esse motivo também, no mesmo dia é celebrado o Dia Mundial dos Animais que, por sua vez, tem o intuito de conscientizar para os direitos de bem estar animal

Um fato curioso é que o World Nature Day, dia internacional para a mesma festa relacionada ao Dia da Natureza, ocorre no 3 de outubro, isto porque, nesse caso, escolheram celebrar na data da morte de São Francisco (não há consenso sobre qual foi o dia do nascimento do santo). Também não devemos confundir o Dia da Natureza com o Dia Mundial da Conservação da Natureza (World Nature Conservation Day), celebrado no dia 28 de julho.

Dia da Natureza (4 de outubro)

“Conservação significa o uso sábio da terra e seus recursos para o bem duradouro da humanidade”
– Gifford Pinchot
Animais extintos pelo homem
Animais extintos pelo homem

O brilhante escritor, poeta e político florentino Dante Alighieri citou São Francisco de Assis como A luz que brilhou sobre o mundo. A escolha de uma figura totalmente desapegada dos bens materiais, e que dava grande valor para a natureza e suas formas de vida, parece uma escolha bem apropriada para influenciar e transformar a sociedade.

Ainda mais em nosso tempo, em que tantos governos em todo o planeta deixam as preocupações ambientais em detrimento de capital, poder, guerra e outras causas que para eles parecem mais urgentes. São Francisco pode ser a luz que Dante valorizava tanto e que pode nos inspirar para construirmos um futuro melhor do que o que temos projetado para nós.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook