BioéticaConservaçãoZoologia

Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial dos Animais: O Dia Mundial dos Animais é comemorado anualmente em 4 de Outubro. A ideia é celebrar conscientizando para os direitos de bem estar animal.

Dia Mundial dos Animais (4/10)

A missão do Dia Mundial dos Animais, de acordo com o site oficial, é “Elevar o status dos animais para melhorar os padrões de bem-estar em todo o mundo. Unir o movimento pelo bem-estar animal, mobilizando-o para uma força global para tornar o mundo um lugar melhor para todos os animais.” 

Peixe-boi é devolvido à natureza
Peixe-boi é devolvido à natureza

É celebrado de diferentes maneiras em todos os países, independentemente da nacionalidade, religião, fé ou ideologia política. Todavia, muitas igrejas pelo mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os animais.

Bem-estar animal  

O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal tal como a saúde, a felicidade, a longevidade (Tannenbaum, 1991; Fraser, 1995).

“Um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia.” (Hughes, 1976). Barry Hughes em um dos conceitos mais populares de bem–estar animal

Ornitologia no Brasil:
Ornitologia no Brasil

Outra definição foi dada por Broom (1986) em que o bem-estar animal é definido pela “sua capacidade em se adaptar ao seu meio ambiente”.

História / 4 de Outubro

O Dia Mundial dos Animais foi criado por Heinrich Zimmermann. Ele organizou o primeiro Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925 no Sport Palace em Berlim, na Alemanha. Mais de 5.000 pessoas participaram deste primeiro evento.

O evento foi originalmente agendado para 4 de outubro, para se alinhar com o dia da festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, no entanto, o local não estava disponível naquele dia.

4 de outubro 

Os Grandes Felinos
Os Grandes Felinos

O evento foi movido para 4 de outubro pela primeira vez em 1929. Inicialmente, ele encontrou um seguimento apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e Tchecoslováquia. Zimmermann trabalhou incansavelmente na promoção do Dia Mundial dos Animais.

Finalmente, em maio de 1931, em um congresso do Congresso Internacional de Proteção Animal em Florença, Itália, sua proposta de tornar universal o Dia Mundial dos Animais de 4 de outubro foi aceita por unanimidade e aprovada como resolução.

Algumas vezes é citado, incorretamente, que o Dia Mundial dos Animais começou em 1931 na convenção de ecologistas em Florença, Itália, que desejava destacar a situação das espécies ameaçadas de extinção.

Hoje, o Dia Mundial dos Animais é um evento global que une o movimento de proteção animal, liderado e patrocinado pela instituição de bem-estar animal do Reino Unido, Naturewatch Foundation desde 2003.

Os animais também são lembrados no 14 de março, considerado o Dia Nacional dos Animais

Comentários do Facebook