BiodiversidadeConservaçãoOrnitologiaVídeosZoologia

Ornitologia no Brasil

Ornitologia no Brasil: O programa da UNIVESP observa ornitólogos que estudam aves brasileiras. O que não é pouca coisa, já que o Brasil é o segundo país em número de espécies de aves conhecidas e descritas pela ciência.

Ornitologia no Brasil 

Ornitologia - ornitólogo
Ornitologia. Ornitólogo medindo asa de ave. 

O São Paulo Pesquisa visita uma dessas coleções de pássaros que está no Museu de Zoologia da USP e conversa com pesquisadores sobre a maneira de classificar espécies.

 

Há também o registro da conversa com a ornitóloga Elisabeth Hofling, que estuda anatomia de aves neotropicais e aves da metrópole de São Paulo; Pauline Provini que observa a anatomia das pernas dos pássaros na busca de entender a origem do vôo; e ainda com Thalita da Chunha Pires que debruça-se sobre siringes para saber mais sobre o canto das aves.

Ornitologia no Brasil – Um breve histórico

Ornitologia no Brasil:
Ornitologia no Brasil

Entre as referências mais antigas feitas à avifauna brasileira, destacam-se as que se encontram no livro do arcabuzeiro alemão Hans Staden, que caiu prisioneiro dos índios por volta de 1553. A essa fonte somam-se as informações esparsas nas obras de dois franceses, o franciscano André Thevet e o calvinista Jean de Léry, bem como nas de outros religiosos e viajantes.

Dentre os principais estudos da ornitologia brasileira destacam-se os trabalhos realizados no Museu Nacional, no Rio de Janeiro; no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará; e no Museu Paulista, que em 1907 publicou um catálogo das aves do Brasil, seguido por edições ampliadas. Outras obras fundamentais de referência são As aves do Brasil (1894-1900), de Emílio Goeldi, e Catálogo das aves amazônicas (1914), de Emilie Snethlage.

Foram também muito úteis aos estudos ornitológicos brasileiros as viagens de Alfred Russel Wallace e de outros à Amazônia, assim como o Catalogue of the Birds in the British Museum (1874-1875; Catálogo de aves do Museu Britânico), que marcou época e até hoje constitui obra indispensável aos estudiosos.

Comentários do Facebook