BiodiversidadeConservaçãoEcologiaEducação AmbientalMeio Ambiente

Amazônia

Amazônia: A maior floresta do mundo, felizmente, teve uma redução no desmatamento. Entre 2004 e 2017, a taxa anual de derrubada de matas na Amazônia Legal caiu 75%, saindo de 27,7 mil quilômetros quadrados (km²) para 6,9 mil.

Todavia, as ameaças ainda são muitas, especialmente quando um governo novo pode “mudar as cartas” para “rentabilizar” a floresta. Reduzir emissão de gás carbônico, do desmatamento e da degradação do solo deve ser sempre uma preocupação.

A Amazônia

A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. 

Desmatamento na Amazônia
Desmatamento na Amazônia. by Wilson Dias

Amazônia (ou Floresta Amazônica) é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. É um dos seis grandes biomas brasileiros.

Esta bacia abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações.

Amazônia Selvagem
Amazônia Selvagem – Onça pintada

A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). 

No Brasil, a Amazônia é delimitada por uma área chamada “Amazônia Legal” definida a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em 1966.

O Bioma

É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território e abrange três das cinco divisões regionais do país (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), sendo o maior bioma terrestre do país.

Amazônia Secreta
Amazônia Secreta

Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

Biodiversidade

A região é o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 000 aves e mamíferos.

Jararaca-verde
Jararaca-verde (Bothrops bilineata) é uma serpente encontrada na Amazônia.

Até o momento, pelo menos 40 000 espécies de plantas, 3 000 de peixes, 1 294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis foram classificadas cientificamente na região.

Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia.

Os cientistas descreveram entre 96 660 e 128 843 espécies de invertebrados só no Brasil.

A diversidade de espécies de plantas é a mais alta da Terra, sendo que alguns especialistas estimam que um quilômetro quadrado amazônico pode conter mais de

Amazônia à mercê do desmatamento
Amazônia à mercê do desmatamento

mil tipos de árvores e milhares de espécies de outras plantas superiores.

De acordo com um estudo de 2001, um quarto de quilômetro quadrado de floresta equatoriana suporta mais de 1 100 espécies de árvores

Um quilômetro quadrado de floresta amazônica pode conter cerca de 90 790 toneladas métricas de plantas vivas.

Até o momento, cerca de 438 mil espécies de plantas de interesse econômico e social têm sido registradas na região, com muitas mais ainda a serem descobertas ou catalogadas.

Comentários do Facebook