BiodiversidadeBioéticaBiologia marinhaConservaçãoEducação AmbientalMeio AmbienteVídeos

Bióloga fala sobre os Corais da Amazônia

Bióloga fala sobre os Corais da Amazônia: No Dia da Mulher, a bióloga Helena Spiritus começa contando a incrível história de uma descoberta única para a Ciência, que pode reescrever os livros de biologia!

Bióloga fala sobre os Corais da Amazônia

A Grande Barreira de Corais
leia sobre A Grande Barreira de Corais

No primeiro episódio sobre a Descoberta dos Corais da Amazônia entenda porque eles surpreenderam os cientistas. Essa é uma web série de quatro capítulos sobre uma das campanhas mais importantes dos últimos anos.

Vamos mostrar a luta para defender um tesouro natural e único da ganância de petrolíferas. Quem conta essa história são pessoas comuns, como eu e você, que não ficaram indiferentes ao que está acontecendo no nosso planeta.

Veja o link do site oficial da campanha do Greenpeace Brasil e saiba mais!

Recife Amazonas: Bióloga fala sobre os Corais da Amazônia

O Recife Amazonas é um extenso coral e sistema esponjoso de recife localizado próximo à costa norte do Brasil e da Guiana Francesa, território francês. Trata-se de um dos maiores sistema de recifes do mundo, com uma extensão aproximada de quase 1000 quilômetros e uma área de 9.300 km², com possibilidade de ocupar uma área muito maior.

A publicação de sua descoberta aconteceu em abril de 2016, após um estudo oceanográfico na região realizado em 2012. Evidências de uma grande estrutura próxima à foz do Rio Amazonas já existiam desde meados da década de 1950.

Corais da Amazônia: Uma riqueza ameaçada

A região onde foi encontrado esse ecossistema está ameaçada pela possível exploração das empresas petrolíferas British Petroleum e Total, que pretendem perfurar regiões próximas a essas estruturas recifais para prospecção de petróleo.

Isso acarreta em um acentuado risco de derramamento de óleo, tornando-se uma grave ameaça não só aos corais, um bioma extremamente frágil, mas também a todos os ecossistemas da foz do rio Amazonas, que abrigam inúmeras espécies em risco de extinção, como o peixe-boi-marinho e a ariranha, de acordo com os dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O processo de licença ambiental para exploração ainda está em andamento, embora estejam paradas por determinação do Ministério Público Federal.

 

Comentários do Facebook