BiodiversidadeConservaçãoMamíferosZoologia

Animais extintos pelo homem

Animais extintos pelo homem: algumas pessoas não aceitam que certas espécies foram levadas à extinção pela ação humana. Todavia, a história está cheia de exemplos de animais que desapareceram na medida que seu caminho cruzou com o dos homens. artigo original www.biologo.com.br

16 Animais extintos pelo homem

6/9/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Mudanças climáticas, poluição, incêndios, derrubada de florestas e desertificação são apenas alguns exemplos de problemas criados ou agravados pela ação humana. Mesmo assim, há quem duvide que as espécies que estão sendo extintas — num ritmo nunca antes visto — tampouco que os homens são responsáveis.

dodô desenhoAbaixo, listamos somente algumas entre tantas espécies de mamíferos e aves cujos fatos históricos apontam os humanos como os principais causadores da extinção. Embora improvável, desejamos que nenhum animal venha a integrar uma lista como essa no futuro.

“Nosso planeta está passando por uma extinção em massa de espécies chamada de Antropoceno – a Era do Homem.”  -Louie Psihoyos

Mamíferos

Felinos (Felidae)
Leão da Barbária (Panthera leo leo) - animais extintos pelo homem
↑ Leão-do-atlas ↑ Panthera leo leo. foto de Sir Alfred Edward Pease.

#01 Leão-do-atlas Panthera leo leo – Grande e imponente leão, com uma enorme juba negra que lhe cobria boa parte do corpo. Assim era o leão-do-atlas, que dominava parte do norte da África e regiões do Egito a Marrocos, antes que os homens e suas armas de fogo pusessem fim ao seu reinado.

#02 Leão-do-cabo Panthera leo melanochaita – Grande leão que habitava o Cabo da Boa Esperança e áreas adjacentes, no sul da África. Tratava-se da subespécie conhecida como Leão do Cabo, cuja população foi dizimada no século XIX.

Tigre-de-java morto
Tigre-de-java

#03 Tigre-de-java ↑ Panthera tigris sondaica – Até o fim do século XIX os tigres-de-java ainda habitavam a maior parte da ilha de Java, mas a população humana crescente intensificou a derrubada de suas florestas e a caça até a extinção do felino em meados da década de 1970.

#04 Tigre-do-cáspio Panthera tigris tigris – Majestoso felino que há pouco vagava por extensas regiões do nosso planeta. Essa é a história do tigre-persa, subespécie de tigre classificada como extinta no início do novo milênio.

Canídeo (Canidae)
O lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax)
O lobo-de-honshu ou lobo-japonês (Canis lupus hodophilax)

#05 Lobo-japonêsCanis lupus hodophilax  – Era uma subespécie de lobo-cinzento endêmica das áreas montanhosas da ilha japonesa de Honshuo. O animal acabou extinto com o avanço da civilização na região, morto principalmente por fazendeiros.

Thylacine Tasmanian GIF - Thylacine Tasmanian Tiger - Discover & Share GIFs

Tilacino (fam. Thylacinidae) 

#06 Lobo-da-tasmânia ↑ Thylacinus cynocephalus – Também conhecido como tilacino, tratava-se do maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. O período mais dramático para a espécie foi de 1830 a 1909 – época que marcou a chegada da maior parte dos imigrantes europeus à Oceania. O último exemplar conhecido morreu no Zoológico de Hobart em 1936.

Rinoceronte (fam. Rhinocerotidae)

#07 Rinoceronte-negro-ocidental ↑ Diceros bicornis longipes   – Poderoso animal cujo território se estendia por grande parte da África Subsaariana, o rinoceronte-negro-ocidental teve no homem o seu algoz. Impiedosamente caçada, a subespécie foi declarada extinta em 2011.

Ordem dos cetáceos (fam. Lipotidae)
Golfinho-lacustre-chinês - animais extintos pelo homem
Golfinho-lacustre-chinês

#08 Golfinho-lacustre-chinês ↑ Lipotes vexillifer  – Cetáceo de água doce que era encontrado no rio Yang-Tsé na China. Até os anos 1950, milhares de golfinhos eram vistos ali, mas a degradação ambiental pelo homem rapidamente declinou as populações. Hoje a espécie está, provavelmente, extinta.

Phocidae

#09 Foca-monge-do-caribe ↑ Monachus tropicalis –  Espécie de mamífero pinípede que habitava o Mar das Caraíbas, área tropical do oceano Atlântico, ao leste da América Central. Foi extinta pelo homem ainda no século XX devido principalmente à caça das focas pelo seu óleo e à pesca excessiva de suas fontes de alimento.

Cricetidae

#10 Rato-do-presidente Juscelinomys candangoEra uma espécie de roedor endêmica de Brasília, do Cerrado brasileiro, descoberta durante as obras de construção da cidade no início dos anos 1960. A espécie possivelmente já era rara na ocasião e não suportou a severa transformação do seu habitat.

Aves

Pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis)
Pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis)
Picidae

#11 Pica-pau-bico-de-marfim Campephilus principalis   –  Após um suposto avistamento em 2005, a espécie foi classificada como “criticamente ameaçada” na IUCN, e “definitivamente ou provavelmente extinto” pela American Birding Association. Em 2021 o governo dos EUA declarou oficialmente a extinção do pica-pau-bico-de-marfim. 

Psittacidae

#12 Arara-azul-pequena ↑ Anodorhynchus glaucus – Uma linda ave que não é vista na natureza há mais de 80 anos. O Ministério do Meio Ambiente a considerou oficialmente extinta em 2003 mas a IUCN mantém o status da espécie como criticamente ameaçada baseada em relatos não confirmados de avistamentos. Também não há exemplares conhecidos em cativeiro.

Arara-azul-pequena
Arara-azul-pequena

Strigidae

#13 Caburé-de-pernambuco ↑ Glaucidium mooreorum – Era uma coruja endêmica do litoral de Pernambuco. O forte desmatamento e a degradação ambiental foram um golpe duro para as populações remanescentes da espécie que, provavelmente, está extinta. A IUCN mantém a espécie como “Em perigo crítico, possivelmente extinta”. Todavia, biólogos ainda em 2014 defendiam que a espécie estava extinta.

Acanthisittidae

#14 ↑  Carriça-do-mato ↑ Xenicus longipes – Pequena ave terrestre endêmica da Nova Zelândia, com três subespécies em cada uma das principais ilhas do país. Todas desapareceram gradualmente após a introdução de espécies de mamíferos, até que o último animal fosse visto por lá.

#15 Cotovia-da-ilha-stephen ↑ Traversia lyalli – Esta ave estava distribuída por toda a Nova Zelândia. O destino da espécie começou a mudar com a chegada do povo Maori, que alterou o ecossistema. Depois vieram os ratos introduzidos, e por fim, quando a espécie estava restrita a uma pequena ilha, gatos, que eliminaram os últimos exemplares.

Columbidae

Dodo GIFs - Get the best GIF on GIPHY#16 Dodô ↑ Raphus cucullatus – Ave peculiar que vivia sem predadores há inúmeras gerações em uma ilha ao leste de Madagascar. Sua sorte mudou quando foi descoberto por navegadores holandeses e, menos de um século depois, estava extinto. Hoje a ave é tida como o mais famoso animal extinto pelo homem.

Fontes e referências:
  • BirdLife International. 2019. Glaucidium mooreorum. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T22733081A156084939. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T22733081A156084939.en. Accessed on 06 September 2022 (em inglês). (em inglês).
  • BirdLife International. 2020. Campephilus principalisThe IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T22681425A182588014. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T22681425A182588014.en. Accessed on 06 September 2022. (em inglês).

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook