Biólogo

Rosalind Franklin

Rosalind Elsie Franklin (1920-1958) foi uma química britânica que fez importantes descobertas para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite. 

Seu relevante trabalho foi bem aceito durante sua vida, porém após sua morte, suas descobertas foram ganhando notoriedade. Hoje ela é sem dúvida, reconhecida como um dos cientistas mais importantes para a História da biologia.

Rosalind Franklin

O trabalho de Franklin foi tão importante para a descoberta da estrutura do DNA que Watson sugeriu que seria ideal que fosse premiada com um Prêmio Nobel de Química, juntamente com Wilkins, mas o Comitê Nobel não faz indicações póstumas.

Rosalind Franklin em 1955.

Franklin nunca soube que suas fotos foram as principais provas para a teoria da dupla hélice. Morreu em 1958 aos 37 anos, devido a um câncer de ovário.

Franklin é mais conhecida por seu trabalho com imagens da difração de raios-X do DNA, particularmente pela foto 51, enquanto trabalhava no King’s College, em Londres, que levou à descoberta da dupla hélice do DNA, da qual James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins compartilharam a Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962.

Biografia: Rosalind Franklin

Nascida em uma notável família judaica britânica, Franklin foi educada em escola particular. Desde a infância, Franklin mostrou habilidades escolares excepcionais. Aos seis anos, ela se juntou ao seu irmão Roland na Norland Place School, uma escola particular no oeste de Londres.

Naquela época, sua tia Mamie descreveu-a para seu marido: “Rosalind é alarmantemente inteligente – ela passa todo o tempo fazendo aritmética por prazer e invariavelmente obtém suas somas corretas”

O pai de Franklin não gostava da ideia de ensino superior para mulheres: gostaria que ela trabalhasse como assistente social. Mas Franklin, já aos 15 anos, queria ser cientista.

Em 1938, matriculou-se na Newnham College, Cambridge, e estudou química no âmbito das Ciências Naturais. Entre os anos de 1946 e 1950, Rosalind Franklin trabalhou em Paris, usando a técnica da difração dos raios-X para análise de materiais cristalinos.

Importância na descoberta da estrutura da molécula do DNA

Voltando para a Inglaterra, iniciou a aplicação de estudos com difração dos raios-X para determinação da estrutura da molécula do DNA.

Depois de fotografar o padrão de difração de raios-x criado pelas colisões com átomos dentro do cristal, foi possível determinar a estrutura da molécula. O trabalho da Dra. Franklin, particularmente, a “Foto 51”, foi utilizado para determinar corretamente a estrutura e função do DNA.

As fotografias foram material de análise para o bioquímico norte-americano James Dewey Watson e britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick  confirmarem a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, dando-lhes o Nobel de Fisiologia e Medicina no ano de 1962. 

Francis Crick e James D Watson

Muitos anos depois, durante uma visita aos Estados Unidos em 1956, a Dra. Franklin começou a sofrer problemas de saúde que logo foram diagnosticados como câncer de ovário. Depois de duas cirurgias abdominais em um mês, ela voltou para o laboratório e redobrou seus esforços. Embora ela tenha se sentido bem por algum tempo, o câncer voltou logo.

Rosalind morreu de câncer aos 37 anos, em 1958. Apesar de sua doença e morte iminente, a Dra. Franklin ainda conseguiu obter financiamento para manter sua equipe por mais três anos, pesquisando o vírus da poliomielite.

Pouco depois de sua morte prematura, com apenas 37 anos de idade, dois membros de sua equipe, John Finch e Aaron Klug, publicaram um artigo de investigação na revista Nature que eles dedicaram a sua memória.

Depois de terminar seu trabalho com DNA, Franklin liderou o trabalho pioneiro em Birkbeck sobre as estruturas moleculares dos vírus. Aaron Klug, membro da sua equipe, continuou sua pesquisa, ganhando o Prêmio Nobel de Química em 1982.

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile