início bocadomangue Mario Moscatelli

A FEBRE SUÍNA E SUA PROVÁVEL ORIGEM

Não bastasse o aquecimento global, a crise econômica, as paródias messiânicas futebolísticas e as mandingas de nosso presidente, as marolinhas, os escândalos associados com a farra que os políticos fazem com nosso dinheiro, a quase porrada no supremo tribunal federal, agora vem mais essa, a tal da febre suína.

    Eta período carregado!

    Agora eu fico daqui me perguntando, se as “auturidadis” brasileiras que não dão conta nem da tal dengue sazonal que é mais do que manjada e previsível, vetor, vírus, forma de transmissão, conseqüências, horário, forma de tratamento e assim mesmo morre gente que nem barata, onde a falta de compromisso de cada cidadão e cidadã também é peça fundamental para o flagelo de cada verão, imaginem com esse tal vírus que é passado potencialmente pelo ar!

    Imaginem nossos ótimos hospitais públicos, muito bem equipados, com médicos e demais funcionários muito bem remunerados, onde não falta nada, tendo de encarar uma epidemia, associada a uma pandemia! Imaginem aqui no Rio de Janeiro a cidade das favelas mil, com uma epidemia dessas! Vai ser um CAOS!

    Enfim, sobra ficar literalmente rezando para que nenhum brasileiro ou estrangeiro traga para cá mais essa lembrança mexicana, pois salvo meu engano, vai ser um salve-se quem puder e com certeza a coisa vai ficar muito, mas muito feia mesmo, pois das “auturidadis” eu espero nada ou quase nada. Já estou vendo o problema explodindo, as “auturidadis” batendo cabeça, botando a culpa uma nas outras, e os colonos se lascando como de praxe.

    É bom que pelo menos dessa vez, dessa única vez quem tem um mínimo de responsabilidade no tal governo federal, além de ficar fazendo panfletinho educativo, ponha gente nos aeroportos devidamente capacitada, colocando qualquer suspeito(a) em quarentena ou mesmo encaminhar de volta para casa o (a) potencial doente. Não dá para ficar no jogo de empurra tipicamente brasileiro onde quando der merda, não foi nem é comigo. A coisa é séria, muito séria mesmo!

    Mas enfim, o que nos resta é nos prevenir cada um de seu jeito e não ficar acreditando apenas nos comunicados oficiais, quase sempre completamente fora da realidade prática dos fatos.

    Voltando ao nosso feijão e arroz aéreo de cada mês, não preciso dizer que a bagunça ambiental continua em sua inércia do quanto pior, melhor. Mas não vou perder o tempo dos que lêem estas linhas e vamos direto ao que interessa, pois o tempo se esgota rapidamente. Para quem quiser, acesse o relatório aéreo fotográfico do mês de abril.

    Ia me esquecendo. Existe uma forte tendência dos pesquisadores infectologistas em afirmarem que a gripe suína não é de origem mexicana, mas sim originada no nosso “cungresso nacionau”, visto a quantidade de porcos existentes lá, suas promiscuidades intra e inter-sexual e das porcarias que fazem com o dinheiro público.

    É pode ser, parece bem razoável.

O ESTADO DELINQUENTE
> Degrada pobre, rico, miserável, favelado, morador de resort, qualquer uma fica à vontade para botar abaixo o que sobrou. Veja mais fotos de abril!

     

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br - . . . . . . . . . . . www.osvinhos.com.br . . . . . . . . o global

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior
confira os arquivos

meio ambiente | ongs | universidades | página inicial

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos