início bocadomangue Mario Moscatelli

ROLETA RUSSA II – A TRAGÉDIA ANUNCIADA CONTINUA

Em 2002, escrevi um texto intitulado Roleta Russa analisando as conseqüências das fortes chuvas ocorridas em Angra dos Reis naquele fim de ano, que vitimou inúmeras pessoas.

Hoje relendo o texto escrito há oito anos e relembrando as imagens que tenho de Angra desde meus quatorze anos, ou seja, desde 1978, vejo que pouco aprendemos com nossos erros ao lidar com os recursos naturais que insistimos em degradar.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Pois bem, passou o tempo, as fotos dos relatórios do PROJETO OLHO VERDE se multiplicaram sem parar, denúncias foram e continuam sendo feitas ao Ministério Público, à mídia e ao legislativo, governos saíram, outros entraram, mas o passivo ambiental, de uma forma geral, continuou a crescer e hoje agravado a cada dia pelas conseqüências inevitáveis associadas ao aquecimento global.

Moral da história: Independente do lugar, se nesse exato momento chover intensamente, teremos tragédias acontecendo em qualquer município de nosso Estado. Esse fato é exclusivamente devido ao imenso passivo ambiental existente que cobra e continuará cobrando de todos os administradores públicos incapazes e principalmente da sociedade omissa, a promissória mais do que vencida da ausência de gerenciamento que temos com os assuntos que variam das questões ambientais como daquelas que envolvem necessidades básicas dos seres humanos, tais como políticas habitacionais, de transporte, saneamento e educação que levem em conta no mínimo um horizonte de vinte à trinta anos de duração, independente da bandeira político-partidária que ocupe a situação.

Infelizmente, apesar das medidas que deverão ser tomadas pelo poder público sob o efeito e pressão das recentes tragédias em Angra dos Reis e na Baixada Fluminense, o processo de ocupação desordenada e outras mazelas da miopia de nossa classe política e da passividade da sociedade, continuarão não só em Angra como em tantos outros municípios, explodindo “bombas relógio sócio-ambientais” de forma cada vez mais furiosa, cobrando em vidas os dividendos de nossa histórica irresponsabilidade. 

Vocês acham que já  foi demais? Pois esperem para ver e sentir o que nos espera nos próximos vinte anos...

Quem viver, verá!

A TRAGÉDIA ANUNCIADA

Mario Moscatelli - Biólogo, Mestre em Ecologia e professor de Gerenciamento de Ecossistemas do Centro Universitário da Cidade. - . . . . . . . . . . . www.osvinhos.com.br . . . . . . . . o global

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior
confira os arquivos

meio ambiente | ongs | universidades | página inicial

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos