Biólogo

A Vespa Mandarina

A Vespa Mandarina: A vespa gigante asiática ou vespa mandarina (Vespa mandarinia) é a maior vespa do mundo.

É nativa da Ásia oriental e é encontrada em ambiente tropical. Todo verão as gigantes se enfrentam para aumentar seu império.

Documentário A Vespa Mandarina

Planeta Terra - Vespas Assassina (Vespas Samurai)

Características: A Vespa Mandarina

O seu comprimento é de aproximadamente 50 milímetros, com uma envergadura de aproximadamente 76 milímetros. A rainha pode alcançar um comprimento de 55 milímetros.

No Japão, a vespa mandarina é chamada de abelha-do-pardal ou suzumebachi, alusão ao seu tamanho e coloração. Existe uma subespécie chamada vespa Mandarinia japonica.

Vespa mandarinia japonica
Macho da Vespa mandarinia japonica

A vespa mandarina é uma caçadora eficaz que se alimenta de outros grandes insetos, tais como abelhas, outras vespas e mantis religiosas (louva-a-deus). As vespas mandarinas atacam frequentemente colmeias de abelhas do tipo europeia Apis mellifera, com o objetivo de obter as larvas. Uma única vespa, ao se aproximar cautelosamente do ninho, libera um feromônio que conduzirá as outras vespas até à colmeia.

As vespas mandarinas podem devastar completamente uma colônia de abelhas: um único zangão pode matar 40 abelhas graças às suas grandes mandíbulas, que podem rapidamente golpear e decapitar uma abelha.

Elas demoram apenas algumas horas para eliminar a população de uma colmeia de 30.000 membros. No final da batalha, as vespas alimentam-se das larvas e do mel das abelhas.

As rivais abelhas

As Sociedades das Abelhas
As Sociedades das Abelhas

Porém, existe uma subespécie de abelhas, nativa do arquipélago japonês, que tem uma estratégia eficaz contra os ataques da vespa mandarina. 

Trata-se da Apis cerana niponica. Ao primeiro sinal da presença inimiga, todo o enxame organiza um contra-ataque às investidas da primeira vespa batedora que libera o feromônio de ataque para as outras invasoras chegarem, e desse modo atrai-a mais e mais para perto do enxame com um outro feromônio atrativo de “boas vindas” e gradualmente atacam às dezenas contra a invasora, sufocando a vespa pelo fato da temperatura corporal exceder os 50° C que a mesma comporta, matando-a.

É um grande exemplo de adaptação evolutiva ao meio. O único predador natural da Vespa-Mandarina é o Bútio-Vespeiro-Oriental (Pernis ptilorhynchus).

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile