ComportamentoEntomologiaZoologia

As sociedades das vespas

As Sociedades das Vespas: Algumas vespas vivem em colônias, que são estruturadas de modo parecido com as colônias de abelhas, com uma rainha ou fundadora, operárias estéreis e machos sem ferrão.

As sociedades das vespas

O comportamento social desses insetos pode ter se desenvolvido a partir do cuidado maternal fornecido por vespas solitárias. Os genes relacionados ao comportamento das vespas operárias são bastante semelhantes aos genes observados nas rainhas.

Documentários de Biologia
Vespas francesas. Documentários de Biologia

Das dezenas de famílias de vespas existentes, apenas a família Vespidae contém espécies sociais, principalmente nas subfamílias Vespinae e Polistinae.

Todas as espécies de vespas sociais constroem seus ninhos usando alguma forma de fibra vegetal (principalmente polpa de madeira) como material primário, embora isso possa ser complementado com lama, secreções de plantas (por exemplo, resina) e secreções das próprias vespas.

Latest Wasp GIFs | Gfycat

Vespas sociais

Várias células de ninhada fibrosa são construídas, dispostas em um padrão alveolado, e geralmente cercadas por um envelope protetor maior.

Os animais sociais

As fibras de madeira são coletadas a partir de madeira desgastada pelo tempo, amolecida pela mastigação e misturada com saliva.

A localização dos ninhos varia de grupo para grupo. Espécies sociais como Dolichovespula media e D. sylvestris preferem aninhar-se em árvores e arbustos. A Protopolybia exigua fixa seus ninhos na parte inferior das folhas e galhos. A Polistes erythrocephalus escolhe locais próximos a uma fonte de água. 

Outras vespas, como Agelaia multipicta e Vespula germanica, gostam de se aninhar em cavidades que incluem buracos no chão, espaços sob casas, cavidades de paredes ou lofts.

Enquanto a maioria das espécies de vespas tem ninhos com vários pentes, algumas espécies, como a Apoica flavissima, têm apenas um.

Comentários do Facebook