ComportamentoEcologiaZoologia

Os animais sociais

Os animais sociais: Na biologia entendemos que um animal social é quando este é altamente interativo com outros da mesma espécie ao ponto de terem uma sociedade distinta e reconhecível (lato sensu). 

Os animais sociais

Alguns animais se organizam em sociedade. As abelhas, vespas, formigas e cupins são exemplos disso. Os grupos organizados em sociedade possuem divisão de tarefas e cada ser tem uma função específica a desempenhar. O objetivo é criar uma organização de tarefas de forma que todos trabalhem de forma cooperativa para o sucesso do grupo.

A Super Organização das Formigas
A Super Organização das Formigas

Na maturidade cada colônia possui de 10 a 20 milhões de membros, de acordo com cada espécie.

A maioria dos integrantes do grupo é fêmea, elas trabalham e cuidam dos machos por curtos períodos, principalmente em épocas de acasalamento. Os machos não trabalham, em algumas espécies, após o período de reprodução eles são expelidos ou mortos por suas irmãs operárias.

A maior parte dos animais que organizam em sociedade são insetos. Todavia, mamíferos como gorilas e outros primatas são reconhecidos por terem estruturas sociais complexas.

As sociedades

Documentários de Biologia
Vespas francesas. Documentários de Biologia

Para a identificação dos membros do grupo, os insetos utilizam receptores em suas antenas que “cheiram” alguns compostos presentes nos animais. Compostos diferentes são utilizados para diferenciar castas, estágios de vida e idades dos seus companheiros de ninho

A vida em sociedade é considerada por alguns estudiosos como uma grande conquista da evolução orgânica.

As sociedades de insetos são muitas vezes chamadas de superorganismos porque exibem tantos fenômenos sociais que são comparados às propriedades fisiológicas e as relações dos órgãos e tecidos.

Como a abelha fabrica o mel? – Fatos Desconhecidos

Cada colônia tem uma forte integração entre o sistema de comunicação e a divisão de trabalho. Nessas sociedades, conflitos entre indivíduos com a colônia são mínimos ou inexistentes.

Não se conhece formas de vida sociais em oceanos, apenas em terra firme.

O comportamento social em animais é considerado uma relação harmônica intra-específica, ou seja, uma relação que acontece entre indivíduos da mesma espécie sem prejuízo para nenhum deles.

Comentários do Facebook