Biólogo

Dia Nacional da Toninha

Dia Nacional da Toninha: no dia 1 de outubro é celebrada a data com o intuito de lembrar da urgência em salvar um dos cetáceos mais ameaçados do planeta, a toninha (Pontoporia blainvillei). A única espécie de golfinho em ameaça de extinção no litoral do Brasil.

Dia Nacional da Toninha: 1 de outubro

1/10/2024 ::  por Marco Pozzana

1 de outubro

Pontoporia blainvillei, a espécie de golfinho mais ameaçada do Atlântico Sul Ocidental 

Importância da conservação

Uma das espécies de golfinhos mais ameaçadas do mundo, a toninha tem sua população diminuindo drasticamente devido a atividades humanas.

Como predador de topo, a toninha desempenha um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e fluviais, por isso, a preservação da franciscana é fundamental para manter a saúde dos ecossistemas costeiros do Atlântico Sul, onde desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico.

Proteger a toninha é parte de um esforço global para preservar a vida marinha. Sua preservação ajuda a promover práticas sustentáveis e a conscientizar sobre a necessidade de proteger a fauna marinha em geral.

Toninha filhote com adulto. Foto: Renan Conceição

Felizmente ações estão em curso para proteger a espécie. Idealizado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o Projeto Conservação da Toninha apoia iniciativas que constituem o maior esforço coordenado já feito sobre a franciscana no Brasil. Uma delas é o Projeto Toninhas da FURG, financiado pelo Funbio desde 2018.

Iniciativas de conservação, como a criação de áreas protegidas, regulamentação da pesca e educação ambiental, são indispensáveis para garantir a sobrevivência dessa espécie ameaçada.

Fontes e referências:

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile