Biólogo

Evolução dos Felinos

Evolução dos Felinos

Tigre Siberiano no jardim zoológico de Colchester, Reino Unido. Autor Tom Bayly. Inglaterra

Evolução dos Felinos: Os primeiros exemplares da família surgiram durante o oligoceno, cerca de 25 milhões de anos atrás.

Neste documentário, conheça o Leopardo nebuloso, Tigre Siberiano e Caracau ou Lince do deserto e um pouco da evolução dessa formidável família de carnívoros.

Evolução dos Felinos
Documentário

The Ghostly Origins of the Big Cats

Existem atualmente 41 espécies de felinos. De acordo com cientistas, os felídeos evoluíram no Eocênico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos.

Dia Internacional da Onça-Pintada - 29 de novembro
Dia Internacional da Onça-Pintada

O primeiro verdadeiro felídeo foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos, segundo teorias. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molaradicional em cada mandíbula, por comparação aos felídeos modernos.

Já no Miocênico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os tigres-dente-de-sabre e o Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.

O primeiro grupo moderno de felinos

O Homem e a Natureza
O Homem e a Natureza

O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (gênero Acionyx) e a chita norte-americana (gênero Miracionyx), atualmente extinta.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e a Ásia.

A primeira espécie reconhecida do gênero Lynx na Europa é o L. issiodorensis, que viveu há 4 milhões de anos e era maior que os linces atuais, mas com patas relativamente mais curtas.

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile