Evolução dos Felinos: Os primeiros exemplares da família surgiram durante o oligoceno, cerca de 25 milhões de anos atrás.
Neste documentário, conheça o Leopardo nebuloso, Tigre Siberiano e Caracau ou Lince do deserto e um pouco da evolução dessa formidável família de carnívoros.
Evolução dos Felinos
Documentário
Existem atualmente 41 espécies de felinos. De acordo com cientistas, os felídeos evoluíram no Eocênico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos.

O primeiro verdadeiro felídeo foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos, segundo teorias. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molaradicional em cada mandíbula, por comparação aos felídeos modernos.
Já no Miocênico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os tigres-dente-de-sabre e o Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.
O primeiro grupo moderno de felinos

O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (gênero Acionyx) e a chita norte-americana (gênero Miracionyx), atualmente extinta.
A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e a Ásia.
A primeira espécie reconhecida do gênero Lynx na Europa é o L. issiodorensis, que viveu há 4 milhões de anos e era maior que os linces atuais, mas com patas relativamente mais curtas.