Os Felinos: Os felinos sempre impressionaram os homens, seja por sua graça e beleza ou por sua fantástica capacidade de caça e sobrevivência. Nesse artigo vamos abordar algumas das notáveis características e habilidades da família Felidae.
O sucesso dos felinos
12/5/2021 :: Por Josué Fontana
Eles conseguem se aproximar da presa em silêncio absoluto. São capazes de fazer saltos espetaculares. Quando confrontados, conseguem abater animais muito maiores que eles, graças a uma combinação que faz deles um sucesso evolutivo: força e inteligência.
Todavia, os felinos (ou felídeos) têm uma série de adaptações que os tornam grandes sobreviventes. Hoje existem espécies conhecidas em quase todos os continentes do planeta, com exceção da região da Australásia e da Antártida, embora muitas espécies estejam seriamente ameaçadas pela ação humana, ou mesmo já extintas.
Os felinos são uma família de animais mamíferos digitígrados (que anda sobre os dedos) da ordem dos carnívoros. Existem duas subfamílias: Pantherinae (inclui leões, tigres, onças-pintadas, e leopardos) e Felinae (inclui gatos domésticos, guepardos, linces, jaguatiricas, entre outros).
Características dos felinos
- Em geral possuem corpos ágeis e flexíveis com pernas musculosas.
- As almofadas nos pés são úteis para abafar os ruídos e amortecer as quedas.
- Garras retráteis são outro “segredo” do seu êxito como predador. Permite subir em árvores, agarrar presas e como arma de luta.
- A visão noturna é excelente, devido a membrana tapetum lucidum, que reflete a luz de volta ao globo ocular
- As orelhas são em geral grandes e a audição é muito aguçada.
-
Há presença de vibrissas “que chamamos vulgarmente de bigodes”. Estas incrementam a sensibilidade do animal para movimentos no ar de possíveis presas.
- A língua é coberta por papilas filiformes. São úteis na autolimpeza. Também auxiliam para raspar a carne e ajudam na ingestão de alimentos.
- A espécie mais comum de felino no mundo hoje é o gato doméstico, que já convive com os seres humanos há mais de 10 mil anos.
- O tamanho varia bastante: O maior animal é o tigre (cerca de 350 cm de comprimento) e 300 kg, A menor espécie é o gato-bravo-de-patas-negras (Felis nigripes) com cerca de 35 cm.
- Possuem poucos dentes em comparação aos outros carnívoros.
- A pelagem tem grande variação de cores e padrões estéticos. As únicas espécies sem marcas na pelagem são os caracais e jaguarundis. Leões e suçuaranas possuem manchas na juventude perdendo essas quando adultos.
- A maioria das espécies de felinos é capaz de ronronar. Nos selvagens, mães costumam ronronar exclusivamente no cuidado com seus filhotes. Já os gatos domésticos o fazem em diversas situações.
Estudos e referências:
- Wozencraft, W.C. (2005). “Felidae”. In Wilson, D.E.; Reeder, D.M (eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference (3rd ed.). Johns Hopkins University Press. pp. 532–548.
- Kitchener, A. C.; Van Valkenburgh, B. & Yamaguchi, N. (2010). “Felid form and function”. In Macdonald, D. & Loveridge, A. (eds.). Biology and Conservation of wild felids. Oxford: Oxford University Press
- Peters, G. (2002). “Purring and similar vocalizations in mammals”. Mammal Review.