Biólogo

Importância das Áreas Protegidas

Importância das Áreas Protegidas - Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira - Ilha Grande - by Valdiney Pimenta

Importância das Áreas protegidas: Amplamente reconhecidas como o principal instrumento de conservação in situ da natureza, existem mais de 161.000 áreas protegidas no mundo, que cobrem cerca de 15% das superfícies terrestres e 8% das áreas marítimas sob jurisdição dos países. 

Importância das Áreas protegidas

As áreas protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o seu patrimônio natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e culturais.

Áreas protegidas
Formações rochosas e o pico Dedo de Deus ao fundo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
by Carlos Perez Couto

Existem diversos tipos de áreas protegidas, que oferecem proteção em intensidades e com objetivos específicos distintos, de acordo com a legislação de cada país ou ainda em função de acordos internacionais.

Os tipos de áreas protegidas mais comuns incluem os parques nacionais (que no Brasil podem ser estaduais, municipais ou distritais), os geoparques, os monumentos naturais, os parques naturais e as reservas de caça.

O movimento político, social e ambiental que busca promover as áreas protegidas é o conservacionismo.

Conservação

Zerar desmatamento não impacta economia
Zerar desmatamento não impacta economia

Grau de importância crescente têm os corredores ecológicos, que conectam os fragmentos de áreas naturais.

São definidos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando UCs, possibilitam o fluxo de genes e o movimento da biota – conjunto de seres vivos de um ecossistema.

Inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos de organismos -, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas.

In The Jungle GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Segundo dados de 2014, as áreas protegidas ocupam cerca de 15.4% do território terrestre mundial, 3.4 da superfície total dos oceanos, e 8.4% das áreas marinhas sob jurisdição nacional.

A situação brasileira é incomum, pois em sua legislação existem dois conceitos semelhantes,”espaços territoriais especialmente protegidos” e “unidades de conservação”. No entanto, este último é aquele que mais se aproxima do conceito de área protegida da UICN.

Veja também: • Importância das árvores • Importância das abelhas • Importância da Mata Ciliar

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile