Livros para inspirar biólogos: Selecionamos livros que todo biólogo ou jovem estudante de biologia deveria ler. São livros escritos por grandes cientistas e escritores e que ensinam a pensar e entender o mundo em que vivemos.
Livros para inspirar biólogos
• Primavera silenciosa (Rachel Carson) – Raramente um único livro altera o curso da história, mas o livro de Rachel Carson fez exatamente isso. Primavera Silenciosa (do original em inglês Silent Spring) é um livro escrito por Rachel Carson e publicado em 1962. O livro é amplamente creditado como tendo ajudado no lançamento do movimento ambientalista.
• A Origem das Espécies (Charles Darwin) – O Livro A Origem das Espécies (On the Origin of Species), do naturalista britânico Charles Darwin, abalou a comunidade científica ao apresentar em 1859 a Teoria da Evolução. Na obra, Darwin apresentou evidências abundantes da evolução das espécies e causa polêmica até hoje.
• Uma vida decodificada (John Craig Venter) – Uma vida decodificada é a história triunfante de uma das figuras mais fascinantes e controversas da ciência mundial. O Padrinho da Biologia Sintética e “arquiteto” do Projeto Genoma Humano.
Na sua narrativa instigante e inspiradora, Venter conta o drama sem paralelos da busca pelo genoma humano, uma historia que compreende doses iguais de politica (pessoal e coletiva) e ciência.
Mais livros consagrados de biologia
• Tempo, Amor, Memória (Jonathan Weiner) – O livro reúne uma das maiores
sagas de todos os tempos, um gênio e um escritor inspirado. A saga é a decifração do código genético do homem. O gênio chama-se Seymour Benzer, biólogo molecular americano. O escritor é Jonathan Weiner, ganhador do Prêmio Pulitzer e um dos melhores e mais conhecidos divulgadores da Ciência, apaixonado pelo Darwinismo e suas aplicações na Biologia, Filosofia e Psicologia.
• Ciência Picareta (Ben Goldacre) – Leitura valiosa para qualquer aspirante a cientista. Uma obra que ajuda a entender melhor os verdadeiros desafios enfrentados pelos pesquisadores. O livro “Ciência Picareta” é um autêntico guia que ensina onde olhar para verificar se os artigos científicos foram bem feitos ou se são somente “picaretagem”.
Livros de biologia – para inspirar biólogos
• A Filosofia Perene (Aldous Huxley) – É indispensável que jovens cientistas se mantenham atualizados com a literatura científica. Também é muito importante ler livros que ajudem a pensar a ciência com espírito crítico. Entre esses, destacamos A Filosofia Perene, do grande escritor Aldous Huxley.
• O Que é Vida? (Erwin Schrödinger) – Um livro que é um clássico da literatura científica. O autor, Prêmio Nobel de Física, se aventura por uma área que lhe é, à primeira vista, alheia: a explicação da vida como fenômeno empírico. O livro foi baseado em um curso de palestras públicas ministradas por Schrödinger em fevereiro de 1943 no Trinity Colleg
• O imperador de todos os males (Siddhartha Mukherjee) – Com a precisão de um biólogo, a visão de um historiador e a paixão de um biógrafo, o oncologista Siddhartha Mukherjee traça uma biografia detalhada do câncer. Do primeiro registro às mais avançadas pesquisas, últimas descobertas e expectativas para o futuro, abrindo caminho para a desmitificação dessa doença tão temida.
Mais livros imperdíveis de biologia
• Genoma: A Autobiografia de uma Espécie em 23 Capítulos (Matt Ridley) – Seria o homem fruto das influências externas ou mera compilação de códigos genéticos? Matt Ridley faz parte de uma geração de cientistas que traz à tona assuntos dos quais o homem comum precisa tomar conhecimento.
• A Dupla Hélice: Como Descobri A Estrutura do Dna (James D. Watson) – O livro é a visão de um jovem cientista de apenas 24 anos, cheio de aspirações e vontade de deixar sua marca no mundo, e é isso o que faz do livro um relato absolutamente pessoal.
• O Gene Egoísta (Richard Dawkins) – Este é um livro que há 30 anos fascina estudantes de biologia, estimula o início de carreiras científicas e semeia a curiosidade a respeito da evolução.
• Por quê? O que nos torna curiosos (Mario Livio) – Conhecido por seus livros que falam sobre ciência de forma leve, o astrofísico Mario Livio investiga as razões da curiosidade.
>> Leia também: Etnobotânica literária e Livros de biologia para download