Mais de 800 novas espécies nos oceanos: em esforço conjunto para sensibilizar sobre a situação dos mares, pesquisadores revelaram quase 900 espécies, entre eles o peculiar “tubarão-guitarra”.

Mais de 800 novas espécies nos oceanos
8/4/2025 :: por Marco Pozzana, biólogo
Pesquisadores fizeram uma das descobertas mais notáveis dos últimos tempos: o “tubarão-guitarra”, uma espécie rara que lembra o formato de uma guitarra. Ele foi encontrado a cerca de 200 metros de profundidade, nas águas entre Moçambique e Tanzânia, pelo renomado especialista em tubarões David Ebert. Mas essa é apenas uma dentre centenas de espécies reveladas.
- Descobertas de espécies mais fantásticas de 2024
- Importância da descoberta de espécies
- Importância dos Oceanos
Assim sendo, o Nippon Foundation-Nekton Ocean Census, o maior esforço colaborativo do mundo para acelerar a descoberta da vida marinha, anunciou no dia 10 de março a descoberta de 866 novas espécies marinhas.
“Essas novas descobertas são um excelente exemplo de como a colaboração internacional pode expandir nossa compreensão da biodiversidade dos oceanos.” – Mitsuyuki Unno, diretor executivo da The Nippon Foundation
Descoberta de Espécies
Segundo a professora Lucy Woodall, chefe científica do Censo Oceânico, muitas espécies levam anos para serem formalmente descritas. Tal lentidão atrasa o conhecimento e a proteção dessas formas de vida. “Precisamos mudar isso com urgência. Incluir uma etapa específica para a Descoberta de Espécies nos permite acelerar esse processo desde o início”, afirmou.

Entretanto, o tubarão-guitarra agora faz parte de um grupo seleto — é apenas a 38ª espécie conhecida de sua linhagem, das quais dois terços estão ameaçados de extinção por causa de suas populações reduzidas.
Outrossim, entre as espécies oceânicas reveladas estão tubarões, corais-bambu, octocorais, esponjas, camarões, caranguejos, peixes de recife, lagostas, cavalos-marinhos, lapas, camarões-de-capuz, aranhas-do-mar e estrelas-do-mar, dentre tantas outras.

Entretanto, essas descobertas só foram possíveis graças ao uso coordenado de mergulhadores, submersíveis e veículos operados remotamente (ROVs), que permitem explorar profundidades de até 5 mil metros.
“O oceano cobre 71% do nosso planeta, mas estima-se que apenas cerca de 10% da vida marinha tenha sido descoberta até agora. Isso significa que ainda há entre 1 e 2 milhões de espécies não documentadas”, explicou Mitsuyuki Unno, diretor executivo da The Nippon Foundation.
Em suma, revelar novas espécies ajuda muito para conseguir fundos para novas pesquisas, proteger as espécies do ambiente em que vivem, incrementar o conhecimento científico e, não menos importante, sensibilizar as pessoas para a causa da preservação dos oceanos.
Fontes e referências:
- The Largest Global Mission to Discover Ocean Life Reveals Over 800 Newly Discovered Marine Species – globenewswire.com
- The Ocean Census Discovers Over 800 New Marine Species – oceancensus.org