Biólogo

Taxonomia

Taxonomia é a disciplina acadêmica que define os grupos de organismos biológicos com base em características comuns.

A palavra vem do grego antigo τάξις táxis, arranjo e nomia νομία, método. Os grupos criados por este processo são referidos como taxa (singular táxon).

Taxonomia

Alfred Cogniaux (1841 – 1916) – von Martius, Eichler, Urban: Flora Brasiliensis vol. 3 pt. 4 tab. 58. Ilustração de Cranichis candida

 Um exemplo da classificação moderna foi publicado em 2009 pelo Angiosperm Phylogeny Group para todas as famílias de plantas com flores vivas.

A definição de taxonomia varia ligeiramente de fonte para fonte, mas o núcleo da disciplina permanece: a concepção, nomeação e classificação dos grupos de organismos.

Nas referências, três definições são encontradas nos livros didáticos:

O táxon é definido por sua descrição. Não existem regras fixas que regem a definição dos taxa, mas a nomeação e publicação de novos taxa é regido por um conjunto de regras.

Em zoologia, a nomenclatura mais comumente utilizada (superfamília a subespécie), é regulada pelo Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.

Nas áreas de botânica, Ficologia e micologia, a nomeação dos taxa é regida pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica.

Os taxonomistas 

Pesquisadora da University of North Carolina trabalhando com plantas carnívoras raras. by U.S. Fish and Wildlife Service Southeast Region

A taxonomia é geralmente é praticada por biólogos conhecidos como taxonomistas, embora naturalistas entusiastas frequentemente se envolvam em publicações de novos taxa.

O trabalho realizado pelos taxonomistas é crucial para a compreensão da biologia como um todo. Dois campos da biologia aplicada em que o trabalho taxonômico é de fundamental importância é o estudo da biodiversidade e conservação.

Sem uma taxonomia dos organismos em uma determinada área, estimar a quantidade da diversidade presente não é realista. Como a conservação tornou-se cada vez mais politicamente importante, o trabalho taxonômico impacta não só na comunidade científica, mas toda a sociedade.

Descrição Taxonômica

Anfibios

A descrição inicial de um táxon envolve cinco requisitos principais:

Muitas vezes também são incluídas mais informações, como a distribuição geográfica do táxon, notas ecológicas, química, comportamento, etc.

Os pesquisadores podem chegar a vários taxa, dependendo dos dados disponíveis e os recursos, os métodos variam de simples comparações quantitativa ou qualitativa de características marcantes, análises com computadores das grandes quantidades de dados de sequência de DNA.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile