Zoologia Sistemática: A classificação científica em zoologia é o método pelo qual os zoologistas agrupam e categorizam organismos pelo seu tipo biológico, como gêneros e espécies. A classificação biológica é uma forma de taxonomia científica.
Zoologia Sistemática
As classificações biológicas modernas tem raízes no trabalho de Lineu, que agrupou as espécies de acordo com características físicas em comum.
Seguindo a divisão proposta por Lineu, o reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos, e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos – animais com corda dorsal.
Todavia, muitos cientistas atualmente consideram o sistema de cinco reinos ultrapassado.
Sistemas de classificação alternativos

Sistemas de classificação alternativos geralmente começam com um sistema de três reinos: Archaea (originalmente Archaebacteria); Bacteria (originalmente Eubacteria); Eukariota (incluindo protistas, fungos, plantas, e animais). Esses domínios se referem a célula possuir ou não núcleo, assim como, também, às diferenças da composição química do exteriores da célula.

Cada reino é dividido recursivamente até que cada espécie tenha uma classificação separada. A ordem é: Domínio; Reino; Filo; Classe; Ordem; Família; Gênero; Espécie. O nome científico dos organismos é gerado do seu gênero e epíteto específico. Por exemplo, humanos são listados como Homo sapiens. Homo é o gênero, sapiens o epíteto específico.
O nome científico de um organismo, se capitaliza a primeira letra do gênero e mantém em caixa baixa todas as letras da espécie, com todo o termo podendo estar em itálico ou sublinhado. (mais em Nomenclatura binomial)